Offline
"Precisamos de ajuda da população", enfatiza Evandro Kuwer sobre a permanência de São Marcos na bandeira laranja
07/07/2020 11:00 em São Marcos

Kuwer também fala sobre a possibilidade da utilização do "toque de recolher". Segundo ele, o Ministério Público está analisando a situação.

 

Em anúncio feito pelo Governador Eduardo Leite na tarde desta segunda-feira (6) a análise dos 37 recursos apresentados por municípios e associações preliminarmente classificados com bandeira vermelha levou à decisão de passar para laranja as regiões de Passo Fundo, Caxias do Sul, Erechim e Taquara na 9ª rodada do Distanciamento Controlado. As regiões de Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo, Capão da Canoa, Palmeira das Missões e Pelotas estão na bandeira vermelha.

A vigência das novas bandeiras começa à 0h desta terça-feira (7/7) e se encerra às 23h59 da próxima segunda-feira (13/7).

Segundo Leite, a decisão de reconsiderar as quatro bandeiras levou em conta, principalmente, o aumento na capacidade hospitalar na comparação com o índice de contágio da população. Explicou que existe certa dose de “subjetividade” e de confiança nessas regiões, sem deixar o alerta aceso para os próximos dias.

Dos 155 municípios classificados com nível alto, 87 podem adotar protocolos previstos na bandeira laranja por meio de regulamento próprio. Isso porque se adequam à chamada “Regra 0-0” – não tiveram registro de hospitalização e óbito por Covid-19 de morador nos 14 dias anteriores ao levantamento. A condição é que mantenham os registros oficiais atualizados.

Em entrevista à Rádio Diplomata na manhã desta terça-feira (7), o Prefeito Evandro Kuwer destacou os esforços que o município vem fazendo para permanecer na bandeira laranja. Segundo ele, é fundamental que a população também faça sua parte. "De nada adianta o Poder Público solicitar recursos se os munícipes não fazem sua parte", destacou Kuwer.

 

Confira entrevista:

 

Kuwer também fala sobre a possibilidade da utilização do "toque de recolher". Segundo ele, o Ministério Público está analisando a situação.

 

PEDIDOS DE RECONSIDERAÇÃO / Bandeira Laranja

Enviados por formulário on-line, os pedidos de reconsideração apresentados por municípios e associação de locais classificados em vermelho foram em parte acolhidos pelo governo do Estado. A seguir, veja um resumo com as justificativas.

 

RECURSOS DEFERIDOS

Cinco cidades que também enviarem recursos foram atendidas e passam a ingressar na Regra 0-0, podendo utilizar protocolos da bandeira laranja.

 

Duas delas estão em regiões que permaneceram na bandeira vermelha após a análise dos recursos:

• Ivoti: hospitalização é de paciente de município do Mato Grosso;

• Rodeio Bonito: caso é de motorista de caminhão de passagem pela cidade

 

Outras três estão em regiões que foram classificadas preliminarmente como vermelha e obtiveram redução para laranja:

• Paim Filho: erro no lançamento do endereço: paciente é de Ferraz de Vasconcelos (SP)

• Não-Me-Toque: hospitalização erroneamente como Covid-19;

• São Marcos: hospitalização antiga e estava erroneamente como Farroupilha.

 

Foto: Paola Vedovelli/Assessoria de Imprensa-Prefeitura

COMENTÁRIOS