Kuwer também fala sobre a possibilidade da utilização do "toque de recolher". Segundo ele, o Ministério Público está analisando a situação.
Em anúncio feito pelo Governador Eduardo Leite na tarde desta segunda-feira (6) a análise dos 37 recursos apresentados por municípios e associações preliminarmente classificados com bandeira vermelha levou à decisão de passar para laranja as regiões de Passo Fundo, Caxias do Sul, Erechim e Taquara na 9ª rodada do Distanciamento Controlado. As regiões de Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo, Capão da Canoa, Palmeira das Missões e Pelotas estão na bandeira vermelha.
A vigência das novas bandeiras começa à 0h desta terça-feira (7/7) e se encerra às 23h59 da próxima segunda-feira (13/7).
Segundo Leite, a decisão de reconsiderar as quatro bandeiras levou em conta, principalmente, o aumento na capacidade hospitalar na comparação com o índice de contágio da população. Explicou que existe certa dose de “subjetividade” e de confiança nessas regiões, sem deixar o alerta aceso para os próximos dias.
Dos 155 municípios classificados com nível alto, 87 podem adotar protocolos previstos na bandeira laranja por meio de regulamento próprio. Isso porque se adequam à chamada “Regra 0-0” – não tiveram registro de hospitalização e óbito por Covid-19 de morador nos 14 dias anteriores ao levantamento. A condição é que mantenham os registros oficiais atualizados.
Em entrevista à Rádio Diplomata na manhã desta terça-feira (7), o Prefeito Evandro Kuwer destacou os esforços que o município vem fazendo para permanecer na bandeira laranja. Segundo ele, é fundamental que a população também faça sua parte. "De nada adianta o Poder Público solicitar recursos se os munícipes não fazem sua parte", destacou Kuwer.
Confira entrevista:
Kuwer também fala sobre a possibilidade da utilização do "toque de recolher". Segundo ele, o Ministério Público está analisando a situação.
PEDIDOS DE RECONSIDERAÇÃO / Bandeira Laranja
Enviados por formulário on-line, os pedidos de reconsideração apresentados por municípios e associação de locais classificados em vermelho foram em parte acolhidos pelo governo do Estado. A seguir, veja um resumo com as justificativas.
RECURSOS DEFERIDOS
Cinco cidades que também enviarem recursos foram atendidas e passam a ingressar na Regra 0-0, podendo utilizar protocolos da bandeira laranja.
Duas delas estão em regiões que permaneceram na bandeira vermelha após a análise dos recursos:
• Ivoti: hospitalização é de paciente de município do Mato Grosso;
• Rodeio Bonito: caso é de motorista de caminhão de passagem pela cidade
Outras três estão em regiões que foram classificadas preliminarmente como vermelha e obtiveram redução para laranja:
• Paim Filho: erro no lançamento do endereço: paciente é de Ferraz de Vasconcelos (SP)
• Não-Me-Toque: hospitalização erroneamente como Covid-19;
• São Marcos: hospitalização antiga e estava erroneamente como Farroupilha.
Foto: Paola Vedovelli/Assessoria de Imprensa-Prefeitura