Offline
Aedes Aegypti: São Marcos em sinal de alerta
09/07/2020 08:23 em São Marcos

Em junho, mais de 500 imóveis foram inspecionados.

 

O 2° levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRA) foi realizado durante o mês de junho em São Marcos. O levantamento classificou o município como risco médio quanto à transmissão de arboviroses. Este estudo permite a identificação de áreas com maior proporção/ocorrência de focos do mosquito Aedes aegypti, bem como dos criadouros predominantes, indicando o risco de transmissão de dengue, febre chikungunya e zika vírus.

O Lira foi realizado pelos Agentes de Combate a Endemias no período de 06 a 22 de junho. De acordo com a Coordenadora da Vigilância Ambiental em Saúde, Daiane Alves, “apesar do início do inverno e temperaturas mais amenas, tivemos um crescimento no número de focos encontrados em relação ao último levantamento (ocorrido em janeiro)”. O 2º LIRA resultou em índice de infestação de 1% (5 focos), elevando a classificação do município para risco médio e situação de alerta, principalmente no bairro Francisco Doncatto onde foram encontrados quatro, dos cinco focos do mosquito. O outro foco foi encontrado no Bairro Santo Antônio.

Conforme dados da Vigilância em Saúde, 521 imóveis foram inspecionados e entres os criadouros predominantes estão potes, baldes e lixos domésticos. “Com estes dados, as ações no Bairro Francisco Doncatto serão intensificadas, as visitas ocorrerão a cada 60 dias aproximadamente, o que antes ocorria a cada 90 dias”, afirma Daiane.

A Vigilância também destaca a importância de ouvir com atenção as orientações feitas pelos ACEs, bem como fazer a manutenção pelo menos uma vez por semana nos quintais, mantendo os reservatórios de água da chuva bem fechados e telados, vistoriando os pratinhos de planta, garrafas, bebedouros dos animais, baldes, lonas e qualquer outro objeto que possa acumular água parada.

 

Histórico dos levantamento de índices:

O primeiro LIRA deste ano ocorreu no mês de janeiro e teve como resultado de Índice de Infestação Predial (IIP) 0,2%, deixando o município com classificação de Baixo Risco. Segundo o Ministério da Saúde, os índices até 0,9% indicam condições satisfatórias; entre 1% e 3,9%, situação de alerta, e índices superiores a 4%, risco de surto.

No total, durante o 1º semestre de 2020, foram realizadas 5.528 visitas técnicas dos agentes de endemias a residências, comércios, terrenos baldios e indústrias.

 

Informações e foto: Assessoria de Imprensa

COMENTÁRIOS