Offline
Mulheres vítimas de violência doméstica podem fazer denúncias em farmácias
23/07/2020 11:04 em São Marcos

Em São Marcos, a Farmácias Associadas recebe as denúncias.

 

O Comitê Gaúcho da ONU Mulheres lança Campanha Máscara Roxa para a região da Serra gaúcha. Lançada no dia 10 de junho no RS, a campanha permite que mulheres vítimas de violência doméstica façam denúncias em farmácias. Ela começou com 600 farmácias, e já são mais de 1.300 unidades de cinco redes envolvidas. De abrangência da Amesne, 16 dos 34 municípios possuem estabelecimentos participantes.

Até o momento, por meio da Campanha, 14 denúncias foram recebidas em farmácias de 12 municípios gaúchos: Porto Alegre, Canoas, Venâncio Aires, Capão da Canoa, Casca, Bento Gonçalves, Pinhal, Rio Grande, Taquari, Carazinho, Santo Antônio da Patrulha e Capão do Leão.

Todas as farmácias com adesão estão com o selo “Farmácia Amiga das Mulheres”, que serve para que as vítimas as identifiquem. Os atendentes receberam capacitação online para o procedimento e para garantir a segurança da vítima. Ao chegar na farmácia a mulher deve pedir a máscara roxa, que é a senha para que o atendente saiba que se trata de um pedido de ajuda. O profissional dirá que o produto está em falta e pegará alguns dados para avisá-la quando chegar. Após, o atendente da farmácia passará à Polícia Civil as informações coletadas, via WhatsApp, para que o órgão tome as medidas necessárias.

A campanha foi motivada pelo aumento de casos de feminicídios no estado durante o período de isolamento, decorrente da pandemia do coronavírus. Nos meses de março, abril e maio 28 mulheres foram assassinadas por questões de gênero, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Somente em abril, o aumento foi de 66,7% em relação ao mesmo mês do ano passado. Ao todo, de janeiro a junho deste ano, 51 mulheres morreram vítimas de feminicídio no estado.

 

Dos 34 municípios Encosta Superior do Nordeste, 16 possuem Farmácias Amigas das Mulheres:

- Antônio Prado: Farmácias Associadas

- Bento Gonçalves: Farmácias Associadas

- Carlos Barbosa: Farmácias Associadas / Vida Farmácias / Farmácia Essência / Tchê Farmácias

- Caxias do Sul: Farmácias Associadas / Vida Farmácias / Farmácia do IPAM / Agafarma / Preço Mais Popular / Tchê Farmácias

- Farroupilha: Farmácias Associadas / Preço Mais Popular

- Flores da Cunha: Farmácia do Trabalhador

- Garibaldi: Farmácias Associadas / Farmácia Essência / Preço Mais Popular

- Guaporé: Farmácias Associadas / Agafarma

- Nova Araçá: Farmácias Associadas / Agafarma

- Nova Bassano: Vida Farmácias / Agafarma

- Nova Prata: Agafarma

- Paraí: Farmácias Associadas

- São Marcos: Farmácias Associadas

- Serafina Corrêa: Farmácias Associadas / Agafarma

- Veranópolis: Agafarma

- Vila Flores: Agafarma

 

Informações: Assessoria de Imprensa Comitê Gaúcho ElesPorElas/ ONU Mulheres Brasil

COMENTÁRIOS