Segundo ele, o comércio e restaurantes não são locais onde o vírus se propaga.
Em pronunciamento na segunda-feira (27) quando fez o anúncio definitivo da 12ª rodada do distanciamento, o Governador Eduardo Leite afirmou que poderia dar aos municípios mais autonomia para regras flexíveis. Segundo ele, foi enviado um ofício às associações que representam os municípios para que, em um senso comum, avaliem a possibilidade.
A Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) é favorável a dar mais autonomia aos Prefeitos. Para o presidente da entidade, José Carlos Breda, a situação está chegando à um ponto insustentável, onde não há um diálogo entre Prefeitos e Governador. Segundo ele, os prefeitos conhecem melhor do que ninguém a situação de cada município.
Breda destaca que uma bandeira intermediária entre a laranja e a vermelha poderia favorecer o funcionamento do comércio e restaurantes, já que estes não são os locais onde o vírus se propaga. Confira:
O modelo de distanciamento controlado, criado pelo governo do Estado, utiliza sistema de bandeiras, com protocolos obrigatórios e critérios específicos a serem seguidos pelos municípios, em diferentes setores econômicos.
Breda fala sobre a pressão política envolvendo as decisões que envolvem o modelo de distanciamento controlado:
Foto: divulgação