Ação ocorre devido ao risco de rompimento de barragem em Passo do Meio, localizada em São Francisco de Paula
A empresa Brookfield, responsável pela barragem, localizada em Passo do Meio, emitiu comunicado no início desta semana, informando uma percolação no corpo da estrutura. Diante disso, a Defesa Civil do Estado divulgou um alerta aos moradores de comunidade ribeirinhas ao longo do Rio das Antas.
Desde o final de semana, a Defesa Civil de São Marcos acompanha os comunicados e iniciou ações preventivas previstas no Plano de Ação de Emergência (PAE). “Cada município que pode vir a ser afetado pelas águas tem um PAE a ser seguido. Isso se deve à existir uma possibilidade de rompimento da barragem, que causaria inundação”, explica o Coordenador da Defesa Civil no Município, Vinicius Capeletti.
No caso de São Marcos, um possível rompimento da barragem causaria aumento do nível de água no rio das Antas, com impactos também no rio São Marcos. Na ação desta quinta-feira (30) uma propriedade em Santo Antônio dos Polidoros foi interditada.
A ação ocorreu com o apoio do Corpo de Bombeiros e Brigada Militar. “O local é um sítio, utilizado provavelmente para atividades de lazer. O proprietário não reside ali.”, explica Capeletti. A Defesa Civil está localizando o proprietário para repassar orientações.
No Estado, 23 residências serão interditadas como medida preventiva.
Foto: divulgação/Prefeitura