Offline
PF desencadeia operação contra doleiros que agiam com grupos criminosos do RS
22/10/2020 10:37 em Brasil

Nove ordens judiciais foram cumpridas em Porto Alegre e Estância Velha

 

A Polícia Federal deflagrou no início da manhã desta quinta-feira a operação Formigueiro com o objetivo de apurar crimes contra o sistema financeiro nacional com envolvimento de doleiros que atuam em apoio a grupos criminosos no Rio Grande do Sul. Cerca de 40 agentes cumprem nove mandados de busca e apreensão em Porto Alegre, com sete locais, e Estância Velha, com dois endereços.

Em Porto Alegre, várias viaturas da Polícia Federal permanecem estacionadas na avenida Borges de Medeiros, entre a avenida Salgado Filho e rua dos Andradas, perto da Esquina Democrática, no Centro. A ação teve apoio da Receita Federal.

As ordens judiciais são executadas em escritórios e residências dos investigados que estariam atuando informalmente na condição de negociadores de câmbio, o chamado "mercado negro" ou "dólar paralelo". Um dos inquéritos teve origem a partir da identificação de um doleiro, alvo da operação, que estaria agindo junto com contrabandistas de cigarros, já investigados em outra operação da Polícia Federal.

O mercado ilegal de câmbio, além do prejuízo ao sistema financeiro nacional, a partir da evasão de manutenção de divisas não declaradas no exterior, e à ordem tributária, através da sonegação, muitas vezes está ligado à lavagem de dinheiro, descaminho e contrabando. Até o momento, são apurados os crimes de atuação irregular no mercado de câmbio e evasão de divisas. A partir da coleta e da análise do material apreendido, a Polícia Federal poderá identificar outros crimes praticados pelos investigados.

 

Informações: Correio do Povo

COMENTÁRIOS