Offline
Sala do Empreendedor de São Marcos recebe Selo Bronze
São Marcos
Publicado em 18/12/2020

A certificação é resultado de uma parceria entre o Sebrae RS e a Fundação Nacional de Qualidade

 

Seguindo os protocolos de distanciamento indicados pelos órgãos de saúde, a Sala do Empreendedor de São Marcos recebeu na quarta-feira, 09/12, o Selo Bronze. A certificação é a etapa final de um processo iniciado há mais de cinco meses. Durante este período, as atividades envolveram diferentes etapas como bate-papos online, apresentação de cases, esclarecimento de dúvidas, autodiagnóstico e avaliação. A certificação é resultado de uma parceria entre o Sebrae RS e a Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) para reconhecer os esforços de melhoria e oferecer um atendimento ainda mais qualificado para os empreendedores locais.

O processo começou com bate-papos online envolvendo as Salas, entre 15/07 e 19/08. Nestes encontros virtuais, foram compartilhados cases bem-sucedidos para servir de inspiração aos demais e para mostrar como é o funcionamento e o que pode ser implementado. As Salas interessadas em participar da certificação tiveram prazo até 25/09 para se inscreverem à certificação. A segunda etapa foi o autodiagnostico que consiste em responder a algumas questões acessando o link disponibilizado. Posteriormente, houve uma rodada de entrevistas virtuais com o Sebrae RS e a FNQ, que se estendeu de 13/10 até 12/11.

As responsáveis pela Sala do Empreendedor de São Marcos, Vanessa de Castilhos (Fiscal de Tributos) e Zulmara Brigolini, ressaltam a gratidão ao Sebrae RS pelo reconhecimento ao trabalho. “Este é o segundo ano consecutivo que recebemos o Bronze no processo de certificação. Apesar de ser um ano atípico, onde exercemos dupla função, tendo que nos dividir entre tarefas, nos sentimos honrados pela premiação. Fica o sentimento de ter feito o que esteve ao nosso alcance”.

Elas lembraram do falecimento da Agente de Desenvolvimento, Lucimar Silva Schonfeldt, que estava à frente da Sala do Empreendedor desde 2014. “Lucimar desenvolvia um ótimo trabalho, com muita dedicação e amor pelo que fazia. Esperamos que os projetos da Sala do Empreendedor se desenvolvam cada vez mais e que o legado deixado pela Lucimar sirva de exemplo e determinação para nós.

O Gerente Regional do Sebrae RS na Serra Gaúcha, César Maurício Samuel do Nascimento, destaca. “Costumo dizer que a Sala do Empreendedor é estratégica para o desenvolvimento dos pequenos negócios nos municípios, em especial em São Marcos. É muito emocionante o esforço e a dedicação dos profissionais que atuam nesta Sala, superando desafios decorrentes das restrições impostas durante a pandemia, a persistência para manter o nível de entrega aos empreendedores locais. Também é muito tocante o legado deixado pela Lucimar Silva Schonfeldt, que nos deixou este ano, e que contribuiu para o atingimento do Selo Bronze. Parabenizo São Marcos pelo Selo Bronze da sua maravilhosa Sala do Empreendedor!”.

“Numa visão mais ampla, a missão da Sala do Empreendedor deve ter o foco para a simplificação dos processos. Com isso, facilita o dia a dia do empresário junto aos órgãos públicos municipais, garantindo atendimento ágil e de qualidade. Assim, reunir todos os órgãos municipais envolvidos no atendimento às empresas no mesmo espaço físico auxilia no esclarecimento de muitas dúvidas dos empreendedores. Dessa forma, o empresário pode contar com a facilidade de dirigir-se a um único local capaz de oferecer orientação e todos os serviços necessários para facilitar o surgimento de novas empresas, aumentar a competitividade e promover o desenvolvimento sustentável dos empreendedores locais”, complementa o gestor estadual das Salas do Empreendedor do RS, Marcio Benedusi.

 

Saiba mais

Para certificação das Salas do Empreendedor são avaliados 24 critérios no total, respondidos pelos responsáveis das Salas pelo link disponibilizado pela FNQ. Após são realizadas entrevistas virtuais e as Salas que atenderem os critérios pré-estabelecidos recebem a nova certificação. Para conquistar o selo Bronze, as Salas do Empreendedor precisam ofertar pelo menos nove serviços básicos de uma lista de 12 opções. Estão entre eles serviços de orientação e formalização de empresas e MEI (Micro Empreendedor Individual).

 

Foto: divulgação/Prefeitura

Comentários