Offline
Pazuello diz que Brasil tem 354 milhões de doses asseguradas de vacina contra Covid-19
07/01/2021 09:44 em Brasil

Ministro da Saúde defendeu que pasta está estruturada em termos financeiros e logísticos para começar a imunização em janeiro

 

O Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, realizou um pronunciamento em rede nacional nesta quarta-feira e afirmou que o Brasil soma 354 milhões de doses asseguradas de vacina para a Covid-19. O chefe da pasta reiterou que a imunização será gratuita e não obrigatória. Segundo ele, é possível começar ainda em janeiro.

"O Ministério da Saúde está estruturado financeiramente e logisticamente para organizar o plano de imunização", defendeu o ministro, alegando que o país tem 60 milhões de seringas em estados e municípios, um número suficiente para começar a vacinação ainda neste mês, na avaliação de Pazuello.

"Iremos receber também da Organização Panamericana de Saúde mais oito milhões de seringas e solicitamos mais para a Abimo, Associação dos Produtores de Seringa", reiterou.

O ministro também garantiu que o país já tem 354 milhões de doses asseguradas. "São 254 milhões pela FioCruz, com a AstraZeneca e BioTech, e mais 100 milhões pelo Butantan com a Sinovac". "Seguimos negociando com a Gamaleya, Jannsen, Pfizer, a Barat Biotech e a Moderna para garantirmos mais doses".

No caso específico da Pfizer, que já disponibilizou suas vacinas em vários países, Pazuello defendeu que a pasta segue em negociações com representantes do laboratório para resolver questões que "não encontram" amparo na legislação brasileira.

No começo da manifestação, Pazuello, em nome do presidente Jair Bolsonaro, se solidarizou com as vítimas da doença, que já somam quase 200 mil. "Quero me solidarizar com todas famílias que perderam um ente querido com essa pandemia e com os profissionais da saúde. Graças ao nosso SUS milhões de pacientes estão recuperados.

 

Informações: Correio do Povo

COMENTÁRIOS