Vigilância alerta para importância da vacina, disponível nos postos de saúde
Neste mês, em São Marcos, foram encontrados 13 bugios mortos. Foi possível realizar a coleta para exame da Febre Amarela em sete casos. Desses exames, quatro retornaram com resultado positivo, um ainda está em investigação pelo LACEN e outros dois serão enviados ao laboratório para análise. Os bugios que morreram em decorrência dessa doença foram localizados São Roque, São Luiz e no Bairro Polo (área verde) próximo a subestação de energia.
Conforme atualização da situação epidemiológica da Febre Amarela no estado, realizada pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), a presença do vírus já foi confirmada em 22 municípios. O CEVS recebeu 180 notificações, dessas, em 102 casos foi possível realizar coleta. Até hoje (26), 57% dos casos haviam sido confirmados, 18% descartados e 25% aguardam resultado.
Os bugios não são transmissores da Febre Amarela, entretanto, servem como indicador da presença do vírus em determinada região. A Veterinária Carla Batista reforça a importância de preservar os animais. “Eles são apenas sentinelas da doença, a transmissão é pelo mosquito. É de extrema importância cuidar desses animais e não mal tratar ou matar, o que, inclusive, é crime ambiental”, finaliza Carla.
A vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da Febre Amarela (FA). O imunizante é disponibilizado de forma gratuita em todos os postos de saúde através do Sistema Único de Saúde, o SUS (horários de atendimento disponibilizados no final da notícia).
A indicação do Ministério da Saúde é de que todas as pessoas de 9 meses a 59 anos 11 meses e 29 dias se vacinem contra a FA. Dentre as contraindicações estão as pessoas alérgicas a ovo; mulheres em qualquer fase da gestação ou que estejam amamentando bebês com idade abaixo de 9 meses; pacientes em tratamento com radioterapia/quimioterapia ou ainda portadores de doenças autoimunes, hepáticas, renais, hematológicas, neoplásicas.
Informações sobre a vacinação
Para verificar se a pessoa está ou não vacinada contra a Febre Amarela é necessário consultar o Cartão Vacinal e, se mesmo assim surgirem dúvidas, recomenda-se que envie uma foto do cartão para o e-mail vigilancia.saomarcos@yahoo.com.br. A equipe entrará em contato caso a pessoa precise realizar a vacina.
Todas as unidades aplicam a vacina gratuitamente e em dias específicos:
• Terças-feiras
ESF São José – 8h às 11h; 14h às 19h
• Quartas-feiras
ESF Eneo Doncatto – 14h às 15h e das 17h30 às 19h.
• Quintas-feiras
Centro Municipal de Saúde Nossa Senhora de Lourdes – 8h às 19h.
Unidade de Saúde Pedras Brancas – 8h às 11h30 e das 13h às 16h30
ESF Nicoletti – 8h às 11h; 13h30 às 15h e das 17h30 às 19h
Foto: divulgação/Prefeitura