O Ministério da Saúde enviou um quantitativo de doses ao Estado e São Marcos recebeu nesta semana apenas 60 doses e, por conta disso, a vigilância epidemiológica precisou mudar a estratégia para a segunda dose.
A Prefeitura de São Marcos emitiu um comunicado nesta quinta-feira sobre a aplicação da segunda dose da Coronavac. Atualmente 800 pessoas aguardam a vacina para completar o ciclo de imunização.
O Ministério da Saúde enviou um quantitativo de doses ao Estado e São Marcos recebeu nesta semana apenas 60 doses e, por conta disso, a vigilância epidemiológica precisou mudar a estratégia para a segunda dose.
Conforme a enfermeira da vigilância epidemiológica, a programação era reagendar uma ação para vacinar todos aqueles que aguardam o imunizante. "Entretanto, com apenas essa pequena quantidade nós estamos ligando para as pessoas e agendando de forma individual a aplicação”, explica Bruna Gonçalves.
Dessa forma, enquanto as vacinas Coronavac enviadas forem insuficientes, o critério para a vacinação será o tempo que o idoso está esperando para aplicação da 2ª dose, ou seja, será seguida a lista conforme a data da 1ª aplicação.
RS precisa de 232 mil doses de Coronavac para quem recebeu primeira injeção em março
Em meio ao alerta do Instituto Butantan de que todo o volume de insumos recebidos da China para a produção da Coronavac será utilizado até a próxima sexta-feira, com risco de suspensão da manufatura de vacinas, o governo do Rio Grande do Sul informou hoje que o Estado precisa de 232.090 doses deste imunizante para completar o calendário vacinal de quem recebeu a primeira injeção em março.
São 8.690 para idosos que receberam doses da remessa distribuída no dia 20 de março. Também há necessidade de 223.400 doses para aqueles inoculados com a D1 da remessa distribuída no dia 26 de março.
Além disso, no dia 30 de abril venceu o intervalo de 28 dias de mais 200.840 doses distribuídas no dia 2 de abril. Por conta desse cenário, a média diária de aplicações iniciais caiu no Estado: em março, ela era de 32,6 mil, enquanto em abril o número baixou para 26,8 mil.
Foto: divulgação/Prefeitura
Departamento de Jornalismo/Rádio Diplomata