Offline
3ª fase da Campanha de vacinação contra a gripe em São Marcos acontece nesta quarta (9) e quinta (10)
09/06/2021 09:34 em São Marcos

Até o momento foram aplicadas 2.782 doses da vacina contra a gripe em São Marcos.

 

Nesta quarta-feira (9) teve início a terceira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza (gripe). Pessoas portadoras de doenças crônicas, independentemente da idade, caminhoneiros e profissionais do transporte coletivo e das forças de segurança e salvamento podem receber a vacina.

A Vigilância Epidemiológica alerta para o intervalo de 15 dias entre a vacina contra Covid-19 e a da gripe, devendo sempre priorizar a vacina contra a Covid-19 (desde que faça parte do grupo prioritário).

As ações no Centro Recreativo e Cultural Alexandre Zaniol na quarta (9) e quinta (10) acontecem das 14 às 17h no formato drive thru. Além do público alvo da terceira fase da campanha, também podem receber a vacina todas as pessoas que se enquadram na fase 1 e 2 da campanha e ainda não compareceram para a vacinação: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, profissionais da saúde, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais e professores.

Até o momento foram aplicadas 2.782 doses da vacina contra a gripe em São Marcos. O grupo com maior cobertura vacinal são os professores (76,6%), seguido das crianças (67,8%). Os idosos compõem o grupo com menor cobertura vacinal (33,5%), o que corresponde a 1.389 pessoas vacinadas.

O objetivo das ações desta semana é, além de iniciar a 3ª fase da campanha, ampliar a cobertura vacinal de todos os grupos, incluindo aqueles que pertencem a 1ª e 2ª fase da campanha.

No que diz respeito às contraindicações da vacina: não devem receber o imunizante pessoas que têm histórico de alergia a qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada ao ovo de galinha e seus derivados, bem como doenças febris agudas, Guillain-Barré (período de 30 dias) e também deve haver intervalo de 30 dias após um resultado de PCR positivo para Covid-19.

 

Foto: divulgação/Prefeitura

Departamento de Jornalismo/Rádio Diplomata

COMENTÁRIOS