A aplicação acontece nos Postos de Saúde dos bairros e também no centro. Para ser vacinado é necessário apresentar carteira de vacinação.
A vacinação contra a Influenza (gripe) segue sendo realizada em São Marcos para o público alvo de todas as fases. A aplicação acontece nos Postos de Saúde dos bairros e também no centro. Para ser vacinado é necessário apresentar carteira de vacinação.
De acordo com a enfermeira da vigilância epidemiológica do município, Bruna Gonçalves, a adesão da vacina está muito abaixo do esperado. Até o momento, segundo ela, apenas 40% de todo o público alvo foi imunizado.
Ações do dia "D" de vacinação contra a influenza devem acontecer nos próximos dias. Ainda não há previsão de liberação da vacina para a população em geral.
Confira o público alvo que pode ser vacinado contra a gripe:
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
Profissionais da saúde;
Gestantes;
Puérperas;
Idosos com 60 anos ou mais;
Professores;
Pessoas com comorbidades/doenças crônicas - independente da idade;
Caminhoneiros;
Profissionais do transporte coletivo e das forças de segurança e salvamento.
Contraindicações da vacina contra a influenza:
Não devem receber o imunizante pessoas que têm histórico de alergia a qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada ao ovo de galinha e seus derivados
Doenças febris agudas, Guillain-Barré (período de 30 dias) e também deve haver intervalo de 30 dias após um resultado de PCR positivo para Covid-19.
Quem já recebeu a vacina contra a Covid-19, é necessário respeitar um intervalo de 15 dias antes de receber a vacina da gripe.
Departamento de Jornalismo/Rádio Diplomata
Foto: divulgação/Prefeitura