Offline
Vereador de Caxias do Sul que atacou nordestinos durante discurso não será cassado
Política
Publicado em 17/05/2023

Fala de Sandro Fantinel ocorreu em fevereiro deste ano; parlamentar recebeu 9 votos contrários à perda de mandato

O plenário da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul (RS) rejeitou os três pedidos de cassação contra o vereador Sandro Fantinel (sem partido) por quebra de decoro parlamentar por causa do discurso feito no dia 28 de fevereiro, quando o político criticou os trabalhadores baianos que atuam em Bento Gonçalves.

Ao todo, quatro denúncias contra o político estavam na ordem do dia da sessão extraordinária que iniciou na manhã desta terça-feira (16). A primeira ação julgada foi a respeito de falas do vereador contra um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) em novembro de 2022. O colegiado decidiu pelo arquivamento.

As denúncias seguintes estavam relacionadas às declarações preconceituosas do vereador. Pelo placar de 13 votos favoráveis à cassação, 9 contrários e uma abstenção, Sandro Fantinel foi absolvido, já que, pelo regulamento da casa legislativa, eram necessários no mínimo 16 votos favoráveis ao parecer, ou seja, dois terços.

O vereador Sandro Fantinel tinha a opção de participar das votações, mas preferiu se abster. Em seu discurso de defesa, recebeu apoio de diversas pessoas que estavam assistindo à sessão e ressaltou os feitos durante o mandato. A defesa também exibiu um vídeo dos pais do vereador. Eles contaram como foram os momentos de tensão vividos após a repercussão das falas do filho.

Com a rejeição do pedido de cassação, Fantinel segue seu mandato pelo legislativo de Caxias do Sul até o final de 2024.

Informação: CNN Brasil

Comentários