Segundo publicação no Diário Oficial da União desta segunda-feira (2), os bancos não podem deixar de atender seus clientes presencialmente, mesmo em casos que o atendimento esteja disponível em outros canais, como telefone ou internet.
De acordo com o Banco Central, nenhuma instituição deve impedir o acesso, recusar, dificultar ou até mesmo impor restrição ao atendimento presencial, inclusive em guichês de caixa, a clientes ou usuários de produtos e serviços.
A resolução também determina que é vedada a imposição de restrições quanto à quantidade de documentos, de transações ou de operações por pessoa, bem como em relação ao montante máximo ou mínimo a ser pago ou recebido ou ainda quanto à faculdade de o cliente ou o usuário optar por pagamentos em espécie.
O Diário Oficial da União também deixa explícito que todas as cooperativas de crédito deve informar em suas dependências, de maneira legível e local de fácil visualização, se realizam atendimento a não associados e quais os serviços disponiblizados na agência.
Por: Marcos Eduardo Silva
Fonte: Diário Oficial da União