Offline
Programa Bolsa Juventude Rural tem inscrições prorrogadas
31/03/2020 10:48 em Novidades

O Programa Bolsa Juventude Rural, oferecido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), teve o prazo para inscrições prorrogado até 30 de abril. Neste ano são 471 bolsas de estudo, sendo 200 para alunos do 2º ano e 271 para alunos do 3º ano do Ensino Médio. A Emater/RS-Ascar atua na divulgação, orientação para as inscrições e projeto produtivo e na execução do programa. O auxílio, de R$ 200 mensais, é pago por um período de dez meses.

A extensionista rural da Emater/RS-Ascar Clarice Böck explica que a novidade desta edição é a necessidade de envio de um pré-projeto, junto à documentação mínima exigida pela lei. “Esse pré-projeto deverá servir de base para a elaboração do Projeto Produtivo, que é a contrapartida obrigatória apresentada pelo jovem durante o recebimento da bolsa. A medida visa qualificar o programa e auxiliar os jovens”, explica Clarice. Entre os projetos já desenvolvidos estão criação de galinhas de postura, hortas, apicultura, piscicultura, bovinos de leite e gestão da propriedade, entre outros.

“O programa permite a geração de uma atividade produtiva, do gosto dele, e no futuro traz renda, além de ser um incentivo para a permanência no campo”, diz Clarice.

Da mesma opinião é a extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Doriana Miotto, que atua na região de Passo Fundo. “Este programa dá visibilidade e coloca o jovem num status de administrador do seu recurso, da sua atividade. Além disso, os jovens participam de capacitações em ações desenvolvidas pela Emater em seus municípios. É uma forma de inserir o jovem, tanto na propriedade quanto na sociedade”, complementa Doriana.

Na região de Ijuí, que concentrou, no ano passado, 114 bolsas, o equivalente a 30% do total disponibilizado no Estado, a divulgação do programa tem sido intensa. “Os técnicos da Emater têm dado apoio a esses jovens, é uma oportunidade que eles têm para desenvolver suas ideias”, disse a extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Isabel de Souza.

Requisitos

Para participar, o jovem precisa atender a requisitos como estar matriculado(a) no segundo ou no terceiro anos do Ensino Médio, em escolas públicas estaduais ou em instituições sem fins lucrativos e de caráter comunitário, ter entre 15 e 29 anos, ter Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativa e baixa renda bruta familiar.

Para mais informações, é preciso procurar um Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, lembrando, que neste momento, em virtude da pandemia da Covid-19, os atendimentos estão sendo feitos por ligação telefônica, WhatsApp ou e-mail. Os contatos dos escritórios municipais (EM) podem ser encontrados no site da Emater/RS-Ascar.

Governo do Rio Grande do Sul/Emater

COMENTÁRIOS