Offline
FGF descarta retorno do Gauchão em maio após reunião
07/05/2020 09:14 em Novidades

A volta dos jogos em maio está descartada, e todos os clubes ganharão de 10 a 15 dias para recuperar o condicionamento físico

 

Na tarde desta quarta-feira (6), a diretoria da Federação Gaúcha de Futebol esteve novamente reunida com os representantes dos 12 clubes que disputam o Gauchão Ipiranga 2020. A pauta da videoconferência foi o encontro do presidente Luciano Hocsman com o governador Eduardo Leite no dia anterior.

Após a apresentação de um resumo do protocolo que foi entregue ao chefe do Executivo, houve debate sobre questões pertinentes em caso de retomada da competição. Não houve avanço significativo sobre as deliberações, no entanto, pois há o consenso de aguardar o novo decreto estadual antes de definir medidas.

Ontem, em manifestação à imprensa, Leite prometeu analisar a minuta recebida no Palácio Piratini e não descartou incluí-la na publicação das novas determinações para o distanciamento social no Estado.

“A Federação Gaúcha de Futebol nos traz a sua proposta de protocolo a ser seguido para retomar o campeonato. Como nós estamos neste momento fazendo a análise das atividades para estabelecer o protocolo para cada uma das bandeiras a partir do novo modelo de distanciamento, vamos avaliar esse protocolo e considerá-lo no próximo decreto, que vem até a sexta feira”, disse o governador.

Diante desse cenário de expectativa, uma nova discussão entre FGF e dirigentes ficou previamente marcada para a tarde de sábado (9). Será a quinta reunião entre as partes desde a suspensão do campeonato gaúcho, definida em 16 de março, em razão da pandemia de coronavírus.

TESTES PARA CLUBES DO INTERIOR

Uma das medidas apresentadas pela Federação Gaúcha de Futebol é a disponibilização de 50 testes para cada clube, menos a dupla Gre-Nal. Os testes serão aplicados por uma equipe contratada pela FGF.

TREINOS PERMITIDOS

A Federação Gaúcha também autorizou a volta gradual dos treinos das equipes da primeira divisão do estado, entretanto, os clubes necessitam receber uma autorização municipal ou estadual. Até o momento apenas duas prefeituras autorizaram a volta dos treinamentos, a de Porto Alegre (Internacional e Grêmio) e Bento Gonçalves (Esportivo).

ATUAL CENÁRIO

No momento foram disputados apenas três partidas do segundo turno do Gauchão 2020. Faltam três rodadas da fase de classificação, mais semifinal e final e uma possível final de campeonato com os vencedores dos dois turnos, para isso não acontecer, o Caxias precisará vencer também o segundo turno.

A possibilidade de a competição ser disputada apenas em algumas cidades não é consenso da maioria dos clubes, pois alguns alegam que seriam prejudicados por mandar seus jogos longe de casa. 

Outra preocupação dos dirigentes é que sem a conclusão do campeonato, muitos clubes não terão verba em caixa para quitar os seus compromissos pendentes. Até o momento, alguns clubes dispensaram os seus atletas e outros reduziram os salários.

Foto: Divulgação / FGF

COMENTÁRIOS