Offline
SENAI produz e doa máscaras para municípios do RS
09/06/2020 08:45 em Novidades

O SENAI/RS também capacita empresas para a confecção dos equipamentos de segurança.

 

A pandemia no Brasil tem exigido grande produção de equipamentos de proteção individual (EPI) para serem distribuídos aos profissionais da saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19. Por isso, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) produz aventais e máscaras para hospitais e outras instituições em diversas regiões do estado.

A fim de contribuir para evitar a disseminação do vírus, mais de 200 profissionais da entidade trabalham diretamente nas ações contra a pandemia. O SENAI/RS também capacita empresas para a confecção dos equipamentos de segurança.

Com material cedido pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), a unidade de Porto Alegre também está trabalhando na fabricação de mais de cinco mil máscaras. A meta, segundo o SENAI/RS, é alcançar 17,5 mil EPIs que serão distribuídos aos profissionais de saúde e colaboradores do próprio sindicato.

Além de Porto Alegre, também participam da produção de EPIs as unidades do SENAI de Igrejinha, Montenegro, São Sebastião do Caí e Sapiranga.

 

Serra Gaúcha

As unidades do SENAI na Serra Gaúcha também estão empenhadas no combate ao coronavírus. Em parceria com a Câmara de Indústria, Comércio e de Serviços de Caxias do Sul, o SENAI Nilo Peçanha está produzindo 10 mil máscaras e três mil uniformes hospitalares. A ação conta com o apoio de 11 voluntários. Parte desses equipamentos já foi doada para unidades hospitalares do município. Em Bento Gonçalves, o Instituto SENAI de Tecnologia de Madeira e Mobiliário já distribuiu oito mil equipamentos de proteção individual – a meta é chegar a 10 mil.

“Já produzimos e distribuímos mais de 42 mil itens, entre máscaras e uniformes e protetores faciais para a sociedade de uma forma geral, principalmente hospitais, sindicato médico e outros profissionais da saúde”, ressalta Carlos Trein. “Atualmente, estamos desenvolvendo uma série de pesquisas de tecnologia e inovação, junto com empresas, para aprimorar seus produtos, desenvolver novos produtos ou processos, visando a mitigação da pandemia”, completa o diretor-geral do SENAI/RS.

Há ainda ações do SENAI no norte do estado. Com ajuda da comunidade, a unidade de Panambi mobilizou colaboradores para a confecção de máscaras destinadas aos profissionais do hospital da cidade. O primeiro lote com mil máscaras já foi entregue e ainda há outro com dois mil EPIs sendo confeccionado.

 

Informações e foto: Agência do Rádio

COMENTÁRIOS