Offline
Rio Grande do Sul receberá 130 novos respiradores do Ministério da Saúde
12/06/2020 09:45 em Novidades

A Secretaria da Saúde (SES) está definindo a distribuição desses equipamentos aos municípios e hospitais, e o governo anunciará a decisão nos próximos dias

 

O Rio Grande do Sul receberá, a partir da próxima semana, 130 novos respiradores do Ministério da Saúde. Os equipamentos são fundamentais no enfrentamento à Covid-19, porque ajudam pacientes que não conseguem respirar sozinhos e seu uso é indicado nos casos graves da doença.

“Apesar das turbulências e trocas de comando, o Ministério da Saúde tem apoiado de forma significativa e dedicada com estruturação, habilitação de leitos e repasses de recursos. Agora, com o envio desses equipamentos tão importantes, que vão reforçar ainda mais a nossa rede hospitalar, não podemos deixar de salientar esse suporte e agradecer”, destacou o governador Eduardo Leite na atualização virtual feita nesta quinta-feira (11/6).

Do total, 80 são do modelo “beira leito”, usados nas unidades de tratamento intensivo (UTIs), e outros 50 são de “transporte”, que ajudam na manutenção da vida do paciente até ele ser transferido para outro respirador. A Secretaria da Saúde (SES) está definindo a distribuição desses equipamentos aos municípios e hospitais, e o governo anunciará a decisão nos próximos dias.

“Era um pedido que tínhamos feito ao Ministério da Saúde no final de março, pois sabíamos que precisaríamos de respiradores para abrir novos leitos de UTI e estávamos aguardando, sabendo de toda a dificuldade que há no mundo para adquirir os equipamentos. Por isso, a confirmação desse envio foi muito comemorada, porque ampliará nossa capacidade ainda mais e deixará nossa rede ainda mais estruturada”, ressaltou a diretora do Departamento de Assistência Ambulatorial e Hospitalar da SES, Lisiane Wasem Fagundes.

Governo do Estado

COMENTÁRIOS