Projeto da UCS é selecionado em edital para produção de ventiladores respiratórios
22/06/2020 10:40 em Novidades

Iniciativa da Petrobras destinará R$ 100 mil para continuidade da produção do equipamento

 

O projeto Frank 5010, da Universidade de Caxias do Sul (UCS), foi um dos quatro selecionados na fase intermediária de edital promovido pela Petrobras para a produção de ventiladores pulmonares de baixo custo. O equipamento foi desenvolvido por 31 empresas e 30 voluntários, sob a coordenação do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da UCS (TecnoUCS).

Na primeira etapa, os projetos passaram dos chamados testes "in vitro", com uso de pulmão artificial, para "in vivo", em animais e seres humanos. Ainda no dia 15 de maio, o aparelho da UCS já havia apresentado desempenho positivo em seu primeiro teste em paciente. Agora, selecionado oficialmente, o projeto receberá aporte de R$ 100 mil, que será usado para a fabricação do equipamento, com acompanhamento técnico de especialistas da Petrobras e do  Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Bicombustíveis (IBP).

A iniciativa tem como objetivo acelerar a fabricação de ventiladores pulmonares, aparelhos escassos no mercado nacional e considerados importantes ao tratamento de pacientes graves com covid-19.

Estiveram envolvidos na concepção do protótipo profissionais das engenharias mecânica, eletrônica, pneumática e mecatrônica, além de metalurgia, usinagem de alta precisão e tecnologia da informação. Unidades do ventilador já foram distribuídas ao Hospital Geral e o aparelho também foi apresentado para o governador Eduardo Leite. 

Além do Frank 5010, foram selecionados no edital o modelo “3D Breath” da empresa ArcelorMittal Brasil; o “VExCO” da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Caninga- ISI-ER", do Senai do Rio Grande do Norte.

Jornal Pioneiro

Foto: Marcelo Casagrande

COMENTÁRIOS