Offline
Bolsonaro participa da abertura da 1ª Feira Brasileira do Grafeno em Caxias do Sul
08/07/2021 09:06 em Região

Presidente será recepcionado na UCS nesta sexta-feira (9)

 

Começa na sexta-feira (9) a 1ª Feira Brasileira do Grafeno, com foco em possibilitar o contato entre empresas interessadas em utilizar o material em suas unidades fabris. A solenidade de abertura deve ocorrer a partir das 14h, aproveitando a vinda do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que estará na Serra na sexta-feira e sábado. O evento ocorre no Ginásio 1 da Vila Poliesportiva da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e terá continuidade entre segunda (12) e sexta-feira (16) da semana que vem, aberto à comunidade empresarial, mediante pré-inscrição.

Ainda aproveitando a presença do presidente, será realizada a inauguração oficial da UCSGraphene, a primeira e maior planta de produção de grafeno em escala industrial da América Latina, que entrou em funcionamento do ano passado. O reitor da UCS, Evaldo Kuiava, diz que a expectativa é que o governo federal aporte recursos para a ampliação da UCSGraphene, além de investimento em projetos para a aplicação do produto.

— Os projetos têm sido validados e temos confiança que, em algum momento dentro do cronograma, vamos conseguindo (os recursos), mas a nossa maior demanda é conseguir algum recurso para investimento para a planta de grafeno. Temos um laboratório robusto, mas quando é escala industrial, tem uma demanda ampla. Nós vamos precisar de recursos para ampliação — reconhece o reitor, sem revelar o valor específico.

Com dois reatores para a produção em funcionamento na unidade de negócios, o reitor explica que o planejamento é chegar a 10, a partir de uma demanda que ele aposta que será crescente. Kuiava destaca ainda que, com investimento, o Brasil pode deixar de exportar grafite em forma de commodity e passar a vender tecnologia aplicada, que tem maior valor agregado.

Na feira, estarão presentes empresas (veja quais abaixo) que são parceiras da UCS no desenvolvimento de produtos com grafeno. Entre eles, estão coletes a prova de bala, tintas anticorrosivas, autolimpantes e antibacterianas, tecidos, capacetes para motoqueiros, vergalhões para a construção civil e material didático que permite até mesmo a condução de eletricidade em um papel com tinta com grafeno.

 

Informações: Pioneiro

COMENTÁRIOS