Offline
Trajes oficiais das Soberanas relembram os 90 anos de história da Festa da Uva
Região
Publicado em 03/12/2021

Na ocasião da apresentação dos vestidos, o presidente Fernando Bertotto anunciou o patrocínio máster do Bradesco ao evento em 2022

 

A Comissão Comunitária da Festa da Uva 2022 promoveu, na noite desta quinta-feira (02/11), o jantar de apresentação dos trajes oficiais da rainha Pricila Zanol e das princesas Bianca Fabro Ott e Bruna Mallmann. Convidados e autoridades municipais acompanharam a apresentação no Salão Verde do Recreio da Juventude, clube onde ocorreu a primeira festa em 1932.

Na abertura da solenidade, o presidente da Comissão, Fernando Bertotto, emocionado, agradeceu a todos que estão ajudando a organizar a próxima Festa. E anunciou um dos patrocinadores máster do evento do ano que vem. “A família é a essência de tudo, é o espírito da festa. Agradeço aos familiares de todos integrantes das comissões e das soberanas pela paciência com que está se doando pela festa. Sou um presidente super motivado e preocupado, porque é uma festa da R$ 15 milhões. A minha motivação continua sempre, mas minha preocupação vai diminuindo na medida que conseguimos este recurso. Esta semana tivemos a aprovação do repasse de recursos da Prefeitura e o Bradesco confirmou que será um dos patrocinadores máster para o ano que vem. Então já temos metade do orçamento, o que significa que estamos conseguindo viabilizar a festa que Caxias merece”, discursou.

O prefeito Adiló Didomenico ressaltou a importância da participação de toda a comunidade na festa, especialmente do interior e contou que pela primeira vez o evento terá espaço gratuito para os cantineiros. “Queremos que seja uma festa de muita alegria, com alto astral. Não se faz uma festa sem o apoio da Prefeitura, mas também sem o interior, sem a colônia. Queremos que o visitante se sinta numa cantina e conheça o que é simples, o que é belo, o que é nosso. Este é o espírito da festa, recuperando as origens e a tradição”, afirmou.

TRAJES: A pesquisa para a releitura dos trajes ficou a cargo do pesquisador e jornalista Charles Tonet. Ele se baseou na história da festa em seus 90 anos, desde as feiras agroindustriais de 1881, mesclando componentes que projetam o futuro. Foram três os elementos construtivos da pesquisa: as feiras agroindustriais e acontecimentos que formaram a identidade econômica pré-Festa da Uva; as forças atuantes na comunidade em 1931; e o modelo atual da festa (rainha, festa, desfile) consolidada em 1932.

Fundindo estes pontos, chegou-se aos três trajes. O da rainha Pricila homenageia a vestimenta oficial da rainha Adélia Eberle e a sede da realização da Festa em 1931, o Recreio da Juventude. O vestido da princesa Bianca remete a formação do modelo “festa” e o da princesa Bruna presta júbilo aos locais onde foram realizadas as feiras agroindustriais.

Com a pesquisa em mãos, a estilista Vivian Boff, de Ana Rech, desenhou e confeccionou os vestidos de passeio e de gala das soberanas. Vivian contou com a colaboração de artesãs, bordadeiras e de uma metalúrgica para a execução das fivelas.

 

Informações: Assessoria de Imprensa/Festa da Uva

Comentários