Offline
Comércio pode funcionar com presença de funcionários no carnaval
22/02/2022 09:38 em Região

O Carnaval não é considerado feriado e garante a abertura dos estabelecimentos comerciais normalmente.

 

O Sindilojas Caxias informa que a segunda e terça-feira de Carnaval (28/02 e 1º/03) e também a quarta-feira de cinzas (02/03) são considerados dias úteis. O atendimento em estabelecimentos comerciais pode ocorrer normalmente, sem que, neste período, os empregados tenham direito a receber bônus ou folga antecipada.

Em caso de falta injustificada, o funcionário estará sujeito a penalidades disciplinares, tendo, inclusive, o dia de trabalho descontado, assim como o descanso semanal remunerado. A empresa pode optar por dispensar o trabalhador, que, por sua vez, poderá compensar essas horas em outros dias da semana, mediante acordo, de forma escrita. Caso a compensação não ocorra dentro do mês, o prazo deve ser de seis meses ou pode haver a opção de abonar esses dias.

 

Feriados de 2022 com comércio aberto

Na CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) Domingos e Feriados, as datas previstas para 2022, que têm permissão para o atendimento com funcionários, envolvem os feriados de 15 de abril (Sexta-feira da Paixão), 21 de abril (Dia de Tiradentes), 26 de maio (Nossa Senhora do Caravaggio) e 16 de junho (Corpus Christi). Nesse período, a única data em que o atendimento só pode ser feito por proprietários é no dia 1º de maio (sábado), Dia do Trabalho.

 

Informações: Sindilojas Caxias

COMENTÁRIOS