Offline
Zootecnia é o novo curso de graduação da Universidade de Caxias do Sul
08/03/2022 10:34 em Região

Com duração de quatro anos e meio, opção de formação agrega expertise dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária da UCS, além de estrutura laboratorial e física que inclui a Área Experimental e Fazenda Escola, em Fazenda Souza

 

A Zootecnia, ciência que cuida da produção de animais de interesse econômico (como bovinos, ovinos, suínos, aves, peixes e abelhas) e de alimentos, é o novo curso de graduação da UCS, ofertado no Campus-Sede, em Caxias do Sul. Único curso de Zootecnia em Universidade Comunitária no Estado, é o primeiro em Caxias do Sul e região.

Mais breve do que as demais formações da área ofertadas no Rio Grande do Sul, com duração de quatro anos e meio, carrega a expertise dos cursos de Agronomia, com tradição de 15 anos na UCS, e de Medicina Veterinária, ofertado há oito anos. A lista de destaques agrega a infraestrutura laboratorial e física – que inclui a Área Experimental e Fazenda Escola da UCS, no distrito de Fazenda Souza, “características capazes de prover um curso robusto, com capacidade de proporcionar aos alunos uma sólida experiência de ensino”, afirma o coordenador, professor Fábio Antunes Rizzo. A grade curricular traz, ainda, as disciplinas de Nutrição e Alimentação de cães e gatos, para além dos animais de produção.

 

Áreas de Atuação

Entre as principais e mais conhecidas áreas da Zootecnia estão a nutrição animal, seu melhoramento genético, ambiência e bem-estar, a produção de alimentos para os animais, o aprimoramento das formas de criação das espécies com vistas em melhoria na qualidade e quantidade de alimentos para humanos de forma sustentável, sob os pontos de vista econômico e ambiental. Saiba mais na página do curso.

 

Contexto

O coordenador justifica a oferta da formação na região de abrangência da UCS, pontuando o longo histórico e tradição da Mesorregião Nordeste do Rio Grande do Sul na criação de aves, suínos e bovinos de leite – na Serra, e bovinos de corte, ovinos e equinos – nos Campos de Cima da Serra. “Apesar da industrialização das grandes cidades da região, e crescimento do setor de serviços nos maiores municípios, a produção agropecuária é ainda uma das principais atividades econômicas exercidas”, afirma Rizzo.

 

Informações: Assessoria de Imprensa/UCS

 

COMENTÁRIOS