Brigada Militar vai adquirir cerca de cinco mil câmeras corporais.
10/06/2022 11:18 em Região

São Marcos ainda não tem previsão para a sua chegada

A Brigada Militar vai adquirir cerca de cinco mil câmeras corporais para serem empregadas em policiais militares até o final de 2022. Os equipamentos serão utilizados por batalhões de Porto Alegre, Região Metropolitana, Vale do Rio dos Sinos e Serra. O primeiro lote, em torno de 900 aparelhos, será destinado aos efetivos da BM em toda a Capital.

A experiência com a tecnologia ocorreu no 9º BPM e no 1º Batalhão de Polícia de Choque (1º BPChq) em Porto Alegre, além do veraneio passado com a operação Golfinho no Litoral Norte e na cidade de Rio Grande. O tenente-coronel considerou exitoso o uso das câmeras corporais na atividade operacional. “Testamos três modelos diferentes”, observou o tenente-coronel Alex Sander Pinheiro Severo.

O equipamento tem autonomia para gravar durante 12 horas ininterruptas. Após o turno de trabalho, o policial que estava portando a câmera a devolve no batalhão e as imagens são transmitidas para um servidor que armazena as gravações, cujo acesso é exclusivo do Comando-Geral da Brigada Militar. A tecnologia assegura que as imagens não sejam copiadas diretamente da câmera por nenhum dispositivo e não podem ser editadas.

O uso de câmeras corporais dos policiais militares já é uma realidade do dia a dia em Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rondônia e Distrito Federal.

Além de qualificar o conjunto de provas das práticas ilícitas, contribuindo para a efetividade da análise criminal, o emprego das câmeras corporais deve aumentar a transparência e a fiscalização das ações policiais e do uso da força, bem como conter a reação das pessoas em conflito com a lei pela percepção de que estão sendo gravadas.

São Marcos ainda não tem previsão para a sua chegada, pontua o Tenente Melo, dando também seu ponto de vista em relação a esses novos aparelhos “A visão que temos sobre a possível chegada das câmeras  corporais  ao efetivo da Brigada Militar de São Marcos  é  que seria importante,  para o levantamento e produção  de provas  no atendimento de ocorrências, servindo tanto  para que os policiais defenda-se  de acusações  infundadas , como para fiscalização  das ações  policiais. Não  temos conhecimento de quando as câmeras  corporais  serão  instaladas,  depende da compra e análise do comando da Brigada Militar.”

 

Juarez Marcante/ Rádio Diplomata

COMENTÁRIOS