Paciente é uma mulher sem histórico de viagem e pessoas próximas a ela estão sendo monitoradas
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) do Rio Grande do Sul confirmou, na tarde desta quinta-feira (28), o primeiro caso de varíola dos macacos em Caxias do Sul. Segundo a SES, trata-se de uma mulher com idade não divulgada. Ela não possui histórico de viagem internacional e, no momento, é investigado um possível contato com pessoas que tenham viajado e apresentado sintomas.
O teste para a confirmação da doença foi realizado pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) por exames de identificação genética do vírus. A paciente já passou por atendimento médico e seguirá sendo monitorada, assim como seus contatantes, pela SES e pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Caxias.
A SMS informou em nota que a paciente procurou a rede de saúde, recebeu atendimento médico e foi orientada a permanecer em isolamento domiciliar ainda antes do resultado do exame. Com a confirmação para a doença, a SMS realiza o acompanhamento em busca de novos possíveis casos suspeitos no município.
Esse é o quinto caso da doença no Rio Grande do Sul e chega à Serra quase dois meses após a confirmação do primeiro paciente diagnosticado no Estado. Segundo a SES, o primeiro caso foi registrado em um homem de 51 anos, morador de Porto Alegre, no dia 12 de junho. O segundo caso também foi em um homem de 34 anos em 17 de junho.
Os outros dois diagnósticos foram feitos em julho: no dia 9, em um mulher de 52 anos, moradora de Uruguaiana e, até então o mais recente, em 14 de julho, em um homem que reside na Região Metropolitana de Porto Alegre.
O crescimento do número de diagnósticos fez a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar a doença emergência de saúde global no último sábado (23).
Informação: Pioneiro