Offline
Hospital geral de Caxias do Sul é indicado para receber selo e certificação de qualidade do Conselho Federal de Enfermagem
22/08/2022 08:24 em Região

No Brasil, somente sete hospitais constam com essa certificação

O Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), por meio do Programa Nacional da Qualidade, concedeu a indicação ao Hospital Geral de Caxias do Sul para o recebimento do Selo e Certificação da Qualidade COFEN. 

Instituído em 2018, o Programa do COFEN segue as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) em incentivo ao desenvolvimento de iniciativas em prol da segurança do paciente, contribuindo para uma assistência eficaz, segura e capaz de minimizar os riscos relacionados à saúde. 

O retorno positivo referente às auditorias internas realizadas por auditores designados pelo Conselho, entre 16 e 17 de agosto, foi recebido no último dia da visita. Agora, os resultados serão apresentados em plenário do COFEN, com o agendamento da entrega do Selo.

A partir da análise de diversos processos de enfermagem adotados pelo Hospital, foram apontadas algumas práticas importantes desenvolvidas pela equipe, com destaque para:

- A otimização na utilização dos recursos disponíveis de caráter orçamentário e assistencial; 

- O comprometimento e a integração da equipe assistencial com a cultura institucional.

- A eficiente integração da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS) com a filosofia de gestão do Hospital Geral;

- O conhecimento e o comprometimento dos gestores assistenciais no acompanhamento dos indicadores de gestão;

- O Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL);

- As boas práticas adotadas nas estratégias do serviço de Educação Continuada;

- E a efetividade na condução do processo de gestão compartilhada.

No Brasil, somente sete hospitais constam com essa certificação, apenas um deles no Rio Grande do Sul. A conquista tornará o HG o segundo do estado e o único hospital 100% SUS e de ensino a receber o Selo e Certificação da Qualidade COFEN no Brasil. A distinção também certificará todos profissionais de enfermagem e docentes que fazem parte da equipe profissional do Hospital Geral.  

Informação: Correio do Povo

COMENTÁRIOS