Offline
Saiba quem são os candidatos a deputado da região da Serra
22/08/2022 13:53 em Região

São 50 postulantes à Assembleia Legislativa. Para a Câmara dos Deputados, 33 candidatos concorrem

Encerrado o prazo para registro de candidaturas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 15 de agosto, a região da Serra gaúcha tem 83 candidatos na disputa para as vagas a deputado estadual e federal nas eleições de 2022. Desse total, 50concorrem para a Assembleia Legislativa, e 33 à Câmara dos Deputados. Em levantamento anterior, eram 81 pré-candidatos na Serra, ou seja, surgiram novas candidaturas durante as convenções partidárias. 

No Rio Grande do Sul, são 821 candidatos concorrendo às 55 vagas na Assembleia gaúcha. Para a Câmara dos Deputados, 540 nomes disputam as 31 vagas. 

Nas eleições majoritárias, a Serra gaúcha terá uma postulante por Caxias do Sul. A candidata a vice-governadora Nivea Rosa (Solidariedade) integra a chapa do candidato ao governo do Estado Roberto Argenta (PSC). Nivea é servidora municipal da área da saúde em Caxias e professora universitária. 

O levantamento do Pioneiro foi feito junto ao sistema de candidaturas do TSE e conforme a lista de pré-candidatos feita anteriormente. Os nomes também foram confirmados junto às direções e lideranças partidárias locais e estaduais. O critério usado para os candidatos foi considerar como representantes da região nomes que têm atualmente vínculo regional. 

PSB, PTB, Republicanos e PSD são os partidos com mais nomes na disputa pela Serra. PTB entra com nove candidatos na disputa. PSB tem oito candidatos. Republicanos e PSD estão com sete candidatos. Confira na lista a seguir os  nomes identificados pela reportagem como candidatos à Assembleia e à Câmara Federal em municípios da região. 

 

LISTA DOS CANDIDATOS A DEPUTADO ESTADUAL E FEDERAL DA SERRA GAÚCHA 

PSDB

Assembleia: Neri, o Carteiro (Caxias do Sul), Jorge Drumm (Gramado) e Adavilson Magagnin (Jaquirana)

Câmara dos Deputados: Marisol Santos e Olmir Cadore (Caxias do Sul)

 

PCdoB

Câmara dos Deputados: Assis Melo (Caxias do Sul)

 

PDT

Assembleia: Edson Néspolo (Caxias do Sul) e Pedro Incerti (Caxias do Sul), Thiago Pintos Brunet (Farroupilha) e Lucilene Marchi (Carlos Barbosa)

Câmara dos Deputados: José Antônio Gava (Bento Gonçalves)

 

PT

Assembleia: Pepe Vargas (Caxias do Sul) 

Câmara dos Deputados: Denise Pessôa (Caxias do Sul) e Claudia Schiedeck (Garibaldi)

 

PSB

Assembleia: Elton Weber (Nova Petrópolis), Alessandro Dalla Santa (Vacaria), Zé Dambrós (Caxias do Sul) e  Tatiana Coradin Martins (Bento Gonçalves)  

Câmara dos Deputados: Cassiano Fontana (Caxias do Sul), Léo da Silva Alves (Canela), Wagner Petrini e Sérgio Ubirajara (Caxias do Sul)

 

MDB

Assembleia: Carlos Búrigo (Caxias do Sul)

Câmara dos Deputados: Mauro Pereira (Caxias do Sul) 

 

PTB

Assembleia: Adriano Bressan (Caxias do Sul), Neri Mazzochin (Bento Gonçalves), Guilherme Lima (Nova Petrópolis), Carla Elisa Dal Zotto (São Marcos) e Lucio Albuquerque (Nova Prata)

Câmara dos Deputados: Velocino Uez (Caxias do Sul), Arno Quevedo (Caxias do Sul), Paulo Mincarone Filho (Bento Gonçalves) e  Francisco Marques Neto (Nova Petrópolis)

 

NOVO

Assembleia: Marcelo Slaviero (Caxias do Sul)

 

PSOL

Assembleia: Karina Santos (Caxias do Sul), Jackes Andrade (Caxias do Sul) e André Nogueira (São Francisco de Paula)

 

UNIÃO BRASIL

Assembleia: Caren Krakhecker e Paula Nardi (Caxias do Sul), Doutor Carlos Cruz (Farroupilha), Jumir Carvalho (Bento Gonçalves) e Eduardo Pompermayer (Bento Gonçalves)

Câmara dos Deputados: Glória Menegotto (Farroupilha) 

 

PODEMOS

Assembleia: Itacir Pegoraro (Caxias do Sul), Professor Claudio Branchieri (Caxias do Sul), Delegado Álvaro Becker (Bento Gonçalves)

Câmara dos Deputados: Maurício Marcon (Caxias do Sul) e Debora Bibiano (Bento Gonçalves) 

 

PATRIOTA

Assembleia: Sandro Fantinel (Caxias do Sul), Misael Franco (Gramado)

Câmara dos Deputados: Luciano Cesa (Caxias do Sul), Marcos Almeira (Caxias do Sul) e Eliane da Silva (Gramado)

 

PSD

Assembleia: Rafael Fantin (Bento Gonçalves), Moisés Pértile (Veranópolis), Pastor Claudiomiro Pedro Rodrigues (Vacaria), Roseli Albuquerque (Nova Prata) e Marisa Alves (Caxias do Sul)

Câmara dos Deputados: Paulo Caleffi (Bento Gonçalves) e Natali Rodrigues Machado (Caxias do Sul)

 

PRTB

Assembleia: Silvio Marino da Silva (Caxias do Sul) 

Câmara dos Deputados: Erinei Armando Locatelli (Caxias do Sul) 

 

Republicanos

Assembleia: Fran Somensi (Farroupilha), Claudia Mantovani (Flores da Cunha) e Mara Rejane dos Santos (Caxias do Sul)

Câmara dos Deputados: Daniel Santos (Caxias do Sul), Letícia Bonassina (Bento Gonçalves), Nevton Gomes (Garibaldi) e Valdecir Paulus (Flores da Cunha)

 

Solidariedade 

Assembleia: Sionara Bissani (Caxias do Sul)

 

PSC

Assembleia: Rose Santos, Maximiliano de Lima e Fabiano André (Caxias do Sul)

Câmara dos Deputados: Pastor Claitom e Marni Saggin (Caxias do Sul)

 

PP  

Assembleia: Alexandre Bortoluz (Caxias do Sul), Edson Rosa (Caxias do Sul) e Guilherme Pasin (Bento Gonçalves)

 

PL

Assembleia: João Batista Oliveira de Lima (Caxias do Sul)

Câmara dos Deputados: Tita Göttert (Caxias do Sul), Clarice Chiomento Minozzo (Nova Prata) e Doris Denise Neumann (Nova Petrópolis)

 

AGIR

 Assembleia: Viviane Oliveira (Caxias do Sul) 

 

Como a Serra encara a representação regional 

Nas últimas eleições gerais em 2018, a região da Serra gaúcha não elegeu deputados federais. Porém, o ex-deputado Paulo Caleffi (PSD), de Bento Gonçalves, assumiu, como suplente do deputado Danrlei de Deus (PSD), em duas oportunidades durante os anos de 2021 e 2022. Quando Caleffi assumiu, ele cessou o período de 30 anos em que Bento Gonçalves não teve representante na Câmara dos Deputados.

Contudo, no atual momento, a região está sem representantes no Congresso. Entre os 20 candidatos a deputado federal mais votados em Caxias do Sul em 2018, metade dos postulantes não era da região. Dos dez candidatos mais votados de Caxias que não eram da região, oito deles foram eleitos.

Já em relação aos 20 candidatos mais votados para a Assembleia gaúcha, apenas sete não tinham vínculo regional com a Serra. Atualmente, a região tem cinco representantes do poder Legislativo no RS: os deputados Carlos Búrigo (MDB), Fran Somensi (Republicanos), Elton Weber (PSB), Pepe Vargas (PT) e Neri, O Carteiro (PSDB). 

COMENTÁRIOS