Offline
Dez pontos estão impróprios para banho no Rio Grande do Sul
23/12/2022 11:14 em Região

As análises são feitas pela Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental)

O segundo relatório do projeto Balneabilidade da temporada de verão 2022/2023, divulgado nesta sexta-feira (23), aponta dez pontos impróprios para banho no Rio Grande do Sul, do total de 90 locais monitorados.

Em Pelotas, no Sul do Estado, nenhum ponto analisado está balneável:

– Valverde: av. Senador Joaquim A. de Assunção

– Valverde: Trapiche

– Santo Antônio: Hotel

– Santo Antônio: Restaurante

– Santo Antônio: rua Bagé

– Santo Antônio: av. Rio Grande

– Totó

– Balneário dos Prazeres

Os demais locais impróprios para banho no Estado são:

– Santiago: balneário Distrito de Ernesto Alves – Rio Jaguarizinho

– São Jerônimo: Praia do Encontro – Rio Jacuí

As análises nas praias e balneários são feitas pela Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental). A instituição recomenda aos veranistas que entrem na água apenas em locais com condições próprias para o banho. É importante ter atenção especial com as crianças e os idosos, pois são mais sensíveis e menos imunes.

Além disso, as pessoas devem evitar tomar banho em época chuvosa e nas primeiras 24 horas após chuvas intensas, já que a tendência é de carreamento de esgotos e resíduos para os cursos d’água, o que pode ocasionar picos de contaminação.

A Fepam recomenda que se evite entrar na água em períodos de cheia dos rios, quando o leito está fora do seu curso normal, em canais pluviais, saídas de sangradouros, córregos ou rios que afluem nas praias, pois podem estar contaminados por esgotos domésticos. Também não se deve tomar banho em locais com concentração de algas, pois podem conter toxinas prejudiciais à saúde.

Informação: Jornal O Sul

COMENTÁRIOS