Offline
Recepção aos animais na Expointer começa na segunda-feira (21)
21/08/2023 08:55 em Região

Seapi conta com médicos veterinários e técnicos agrícolas para conferir a documentação sanitária – Guia de Trânsito Animal (GTA), exames, testes e vacinas – e realizar a inspeção clínica

A 46ª Expointer começará a pulsar mais forte a partir desta segunda-feira com a recepção aos 4.275 animais de argola e rústicos inscritos. As estrelas da feira agropecuária serão recebidas a partir das 8h no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio, por autoridades e profissionais do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), que farão a admissão sanitária dos animais. Os exemplares que participarão de julgamentos podem entrar no parque até a sexta-feira, véspera da abertura dos portões ao público, das 8h às 22h. Nos demais dias, poderão ingressar os animais rústicos, de leilões e os que participam de provas ou apresentações.

Na recepção, a Seapi conta com médicos veterinários e técnicos agrícolas para conferir a documentação sanitária – Guia de Trânsito Animal (GTA), exames, testes e vacinas – e realizar a inspeção clínica. “Somente são admitidos animais sadios, livres de ectoparasitas e sintomas de doenças infectocontagiosas, visando manter a sanidade do rebanho dentro da Expointer, que é uma questão fundamental para que o evento ocorra de forma tranquila”, destaca o comissário-geral da exposição de animais da Expointer, o zootecnista Pablo Charão. No total, a Seapi conta com 106 servidores, entre médicos veterinários, zootecnistas e técnicos agrícolas.

Os animais de argola são aqueles que participam de julgamentos. Nesta Expointer, foram inscritos 3.480 exemplares, redução de 32% na comparação com a edição passada, que teve 5.093 animais. São 89 raças inscritas, frente a 137 do evento passado. Entre os rústicos, que participam de provas e leilões, haverá 795 animais, redução de 38% em relação aos 1.285 inscritos em 2022. A explicação para essa queda é a não realização da tradicional feira de novilhas selecionadas, promovida pela Farsul durante a Expointer.

Apesar da queda geral no número de animais inscritos, a participação de ovinos cresceu 10%, com 980 animais, de 15 raças diferentes e suas variações coloridas. Uma delas é a Merino Australiano Naturalmente Colorido, que estreia oficialmente na feira com um exemplar inscrito. Outra raça novata nas pistas da Expointer é a de caprinos Savana, com aptidão para corte, originária da África, com dois exemplares inscritos. Haverá ainda o retorno de uma raça de asininos, após 34 anos: o jumento Pêga, com dez inscritos. “A última participação deles foi na Expointer de 1989. Desta vez não haverá julgamento, apenas apresentação da raça na pista”, explica Charão.

A Associação Sulina de Criadores de Búfalos (Ascribu) vai comemorar seus 45 anos na Expointer e celebra a inscrição de 60 bubalinos, a maior participação em 20 anos. Devido às restrições impostas pelo estado de emergência zoossanitária por causa da influenza aviária, a Expointer 2023 não haverá participação de aves e pássaros, o que causou uma redução já esperada no número total de inscrições. As associações de criadores de Angus/Ultrablack, Devon e Hereford/Braford vão promover julgamentos também para os rústicos de suas raças. São 16 rústicos Devon inscritos, 46 Angus, dez Ultrablack e 175 Hereford/Braford.

Informação: Correio do Povo

COMENTÁRIOS