Offline
Mais de 600 pessoas participaram do 5º Simpósio Estadual do Varejo
31/08/2023 08:20 em Região

Palestras apresentadas à tarde apresentaram temas como varejo raiz, como oferecer os produtos na loja física e on-line, novas tendências em varejo.

A programação da tarde iniciou com a palestra “O Novo Varejo Raiz” com Fabiano Zortéa no 5ª Simpósio Estadual do Varejo. Promovido pelo Sindilojas Caxias, está ocorrendo no palco principal nesta terça-feira (29/08), no Intercity Hotel Caxias, com o tema “O Varejo Surpreende: criando novas emoções.

Conectado pela verdadeira essência de ser varejista, Fabiano Zortéa, é administrador com MBA em Gerenciamento de Projetos e Pós-graduação em Gestão de Pequenos Negócios. Apaixonado por varejo e comportamento de consumo, teve uma experiência incrível estudando na University of California, nos Estados Unidos. Filho de varejistas, gosta de identificar boas práticas e compartilhar conhecimentos para ajudar os negócios. Participou das últimas dez edições da NRF, em Nova Iorque. Também estuda, articula e desenvolve estratégias para o desenvolvimento do varejo, como coordenador do Sebrae: “O varejo é muito mais do que o negócio, é um lugar de encontros para resolver problemas das pessoas e para oferecer algo em produto e propiciar as vendas”, afirmou. Segundo ele, a pergunta que os varejistas mais fazem é sobre como trazer o cliente para a loja, mas para responder esta pergunta é preciso atuar no digital para buscar um alto fluxo de pessoas. “Loja física com bom presença digital é essencial para atender melhor o consumidor, bem como entender as novas gerações”, ressaltou Zortéa. Fabiano conta que quando se trata de comércio local, o remoto acelera conhecer os vizinhos locais, saber as dores e valores e fazer parte do que acontece com a comunidade, inclusive, promovendo ações no bairro para envolver as pessoas. Outro aspecto interessante é a importância da compreensão do próprio negócio para ser mais assertivo ao oferecer produtos ou serviços: “O varejo que vende mais é o que tem gente sorrindo”, afirmou. No intervalo, os participantes foram convidados para a atividade “Movimento é vida”, com a Roffit - Clínica de Atividade Física. 

Max Daguano apresentou o tema “Como apresentar melhor o produto (em loja física e no Instagram) aumentando em 10 vezes a sua persuasão”. Ele que vêm de uma família de varejistas e experts do varejo e é fundador e CEO da Escola VarejoPro, que é voltada para empresários, gestores e equipes de varejo iniciou falando que a venda ocorre quando conversamos com o cérebro do cliente: “Para falar com o lado emocional, eu preciso dar show com dois pilares que são: domínio sobre o produto que vendo contando histórias e também provocar o sentimento que leva à decisão de compra”, explicou. Para Max, o momento de apresentação do produto é uma arte que vai melhorar a vida do cliente naquele contato de interação ao mostrar detalhes mapeado como benefício, ou seja, apresentar o produto é argumentar para despertar o desejo para a compra.

“Varejo e tendências do novo consumo” foi o tema trazido pela convidada Giuliana Morrone, nesta edição do Simpósio Estadual do Varejo. Jornalista experiente, com trajetória de mais de 20 anos na TV Globo, e especialista em ESG, Giuliana Morrone vai apresentar tendências de iniciativas e oportunidades por meio de cases comprometidos com o meio ambiente para o comércio daqui. Começou a sua fala dizendo que empresas são feitas por pessoas, mas ressaltou que a conversa de hoje seria sobre dinheiro.  A palestrante contou que sempre teve paixão pela sustentabilidade e por isso desenvolveu hábitos relacionados à economia circular: “Fiquei muito atraída pelo lucro com ética, respeito ao meio ambiente, com boa governança, quando conheci ESG”. Ao abordar os hábitos de consumo, informou que as novas gerações levam em consideração o comprometimento com as marcas com o meio ambiente, mas não consomem se o valor for maior do que similares no mercado. Citou iniciativas sustentáveis como arborização, por exemplo, enquanto esclareceu que ESG envolve riscos e oportunidades para minimizar riscos ambientais: “O mercado entendeu que este cuidado é uma prática que preserva as marcas de enfrentar crises ocasionadas por uma mão de obra comprometida ou até a matéria-prima”, citando a Renner como exemplo. Ela destacou que a conscientização é um processo que precisa ser protagonizado pelos tomadores de decisão das marcas e por isso escreveu um livro sobre “o que é fato e o que é fake em ESG”, que ainda não foi lançado: “A minha fala é para abrir os olhos para levar mais inclusão para a minha empresa para conquistar resultados incríveis”, finalizou.

O 5º Simpósio Estadual do Varejo é uma realização do Sindilojas Caxias e conta com o apoio institucional do Sistema Fecomércio SESC SENAC e do Sebrae RS.  O evento com conto o patrocínio Ouro do Círculo Saúde, Sicoob Meridional, Sicredi Pioneira e Totvs. Os patrocinadores Bronze são Supermercados Andreazza, CDL Porto Alegre, Amigraf – Gráfica e Editora e Shopping Villagio Caxias. Entre os parceiros e apoiadores estão marcas como Bonne Santé Alimentos, De Cacau Store, Divinittá Aromas e Sensações, Fadanelli Padaria & Confeitaria, Flor Hortus Boutique Floral, GNC Cinemas, Interface Comunicação e Eventos, Intervene Publicidade, Moderniza Group, Roffit, Sala Viva, Semma, Sidnei Staudt, Unifique e XPlay Digital.

A 6ª edição do Simpósio Estadual do Varejo será no dia 29 de agosto de 2024

COMENTÁRIOS