Offline
O exercício ilegal da Oftalmologia é tema do Cremers Debate
22/08/2019 13:16 em Região

A Sociedade de Oftalmologia do Rio Grande do Sul (SORIGS) participa do Cremers Debate, que vai reunir mais seis Sociedades de Especialidades Médicas para discutir Riscos do Exercício Ilegal da Medicina e Medidas de Enfrentamento. A Presidente da SORIGS. médica oftalmologista Terla Castro alerta para práticas que põe em risco a saúdade da visão como exames realizados por quem não é oftalmologista, podendo causar o agravamento de doenças e até a cegueira.

A Organização Mundial de Saúde registra 36 milhões de cegos, sendo que 90% dos casos ocorrem em países de baixa e média renda. No Brasil existem 26 mil crianças cegas por doenças oculares evitáveis e 23 milhões de crianças em idade escolar com algum tipo de deficiência visual, portanto com problemas de aprendizado, autoestima e de inserção social.

"Embora a oferta de serviços oftalmológicos seja desafiador, o atendimento especializado tem grande potencial para reduzir a morbidade ocular e os atrasos de desenvolvimento causados pela baixa visão, tanto na infância quanto na maturidade", informa a presidente da SORIGS, Terla Castro, ao destacar a disposição da atual gestão em atuar no atendimento da população, através de campanhas e convênios com entidades públicas.

O Cremers Debate acontece no dia 24 de agosto, sábado, das 19h às 12h, no Auditório do Cremers, em Porto Alegre. 

Confira mais informações na entrevista realizada com a vice-presidente da Sociedade de Oftalmologia do Rio Grande do Sul, Márcia Ruaro de Mêneghi:

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!