Para tomar decisão, Leite também considerou o número de ocupação de leitos de UTI e de casos de Covid-19 com relação à população
O governador Eduardo Leite anunciou, na tarde desta quinta-feira (16/4), em transmissão ao vivo, uma alteração no decreto publicado pela manhã. Depois de uma reunião com os prefeitos de Caxias do Sul, Flávio Cassina, e de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, e de avaliar os ofícios enviados pelos chefes de Executivo de 14 municípios, Leite tomou a decisão de permitir a abertura gradual do comércio na região metropolitana da Serra Gaúcha.
"Há um entendimento, entre os 14 prefeitos, de dispensa desse tratamento equânime no que diz respeito às restrições. Também considerando o número de ocupação de leitos de UTI – 60%, na Serra – e o número de casos com relação à população, optamos por levantar a restrição", explicou o governador.
Um novo decreto será publicado com essas alterações. Ainda nesta quinta-feira, a Secretaria da Saúde, por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), publicará uma portaria com regras a serem seguidas por todos os estabelecimentos comerciais que reabrirem. Para as 34 cidades que compõem a região metropolitana de Porto Alegre, o comércio segue fechado até 30 de abril.
A secretária da Saúde, Arita Bergmann, elencou algumas das obrigações que constarão na portaria, como a redução ou o revezamento dos profissionais em cada estabelecimento, a obrigatoriedade de higiene frequente das mãos, o uso de equipamentos de proteção, como máscaras, a proibição da prova de roupas, o compromisso de manter os ambientes ventilados e a redução da capacidade de circulação de pessoas dentro dos ambientes em 50%.
Governo do Rio Grande do Sul