Offline
Aulas da rede pública devem retornar em junho no RS; ensino privado pode voltar em maio, diz governo
04/05/2020 15:35 em Região

 

O recesso de inverno, que normalmente acontece em julho, foi antecipado para maio.

 

As aulas da rede pública, em escolas estaduais e municipais, devem retornar em junho no Rio Grande do Sul. A decisão foi anunciada pelo governador Eduardo Leite durante transmissão ao vivo pela internet nesta quinta-feira (30). A expectativa é de que o ano letivo termine em janeiro de 2021. O recesso foi antecipado para a primeira quinzena de maio (4 a 18) e, após essa data, as aulas estarão suspensas, sem o encaminhamento de aulas programadas.

O recesso de inverno, que normalmente acontece em julho, foi antecipado para maio.

“Suspenderemos as aulas por mais 15 dias e anteciparemos os 15 dias de recesso para o mês de maio. Na prática, as aulas retornam apenas em junho”, explicou Leite.

Durante o mês de maio, serão estabelecidos protocolos para que os alunos, professores e servidores possam retomar as aulas com segurança. De acordo com o governo, isso pode exigir a compra de materiais ou equipamentos de proteção e a contratação de pessoas, o que pode levar mais tempo.

 

Rede privada

O governador informou que os protocolos para a rede privada serão finalizados na próxima semana e anunciados com todos as regras de funcionamento de atividades econômicas. As aulas seguem suspensas, em caráter transitório, de acordo com o governo estadual.

Leite comunicou que é possível que haja uma antecipação da retomada, o que poderia ocorrer ainda em maio.

“Vamos definir o protocolo para a educação e a rede privada, se tiver condições de atender esses protocolos, poderá retomar as aulas antes”, explicou.

 

Recursos tecnológicos

Para evitar que os alunos da rede estadual sejam prejudicados, o governo informou que implementou a metodologia das aulas programadas, envolvendo recursos pedagógicos e tecnológicos, incluindo plataformas digitais e aplicativos.

O planejamento dos conteúdos e a preparação das dinâmicas pedagógicas, conforme orientação da Secretaria da Educação, são realizados pelos educadores a partir das possibilidades de cada comunidade escolar.

Para manter a carga horária anual dos estudantes, os professores estão utilizando diversos recursos, desde a distribuição presencial de tarefas e materiais didáticos aos pais ou responsáveis pelos estudantes que não têm acesso à internet, até a utilização de plataformas digitais e rede sociais, como Facebook e WhatsApp, aplicativos, blogs, jogos interativos e atividades planejadas.

 

Informações: Gaúcha ZH

COMENTÁRIOS