Ônibus que será usado como posto móvel foi adaptado e cedido pela Marcopolo. Universidade já tem 175 coletas in loco programadas
A Universidade de Caxias do Sul dá início nesta sexta (15), a um serviço que visa equilibrar os cuidados sanitários durante a pandemia causada pelo novo coronavírus com a continuidade do trabalho em empresas e órgãos públicos, determinada pelos decretos governamentais. Com um ônibus adaptado e equipado, será realizada, por meio da ida até o ambiente profissional, a coleta de amostras em pessoas para testes da Covid-19. A entrega do veículo foi feita pela empresa Marcopolo na tarde desta quinta, dia 14, no Bloco A do campus-sede.
O diretor da Área de Ciências da Vida da UCS, Asdrubal Falavigna, explica que o ônibus foi equipado com refrigeradores e centrifugador, próprios para o armazenamento e manutenção das amostras até o encaminhamento ao Centro Clínico para a realização do RT-PCR, teste padrão-ouro para diagnóstico de Covid-19, ou dos testes sorológicos IgG/IgM, para a detecção de anticorpos para o novo coronavírus. O veículo também conta com vestiário para a equipe de trabalho, local para eliminação de descartáveis e local para a realização da coleta, que será feita na parte interna, individualmente. “Procuramos facilitar ao máximo os procedimentos para as empresas, prefeituras e funcionários”, diz Falavigna.
As adaptações foram realizadas pelo Setor de Engenharia da Marcopolo. Elas implicaram a retirada dos assentos, o adicionamento do vestiário, o desenvolvimento de compartimentos específicos e a instalação dos equipamentos e de suportes para álcool gel junto às portas. “O veículo Volare Access foi escolhido pelas características de piso baixo, que facilita o acesso e circulação no interior, além de contar com rampa para cadeirantes”, observa.
A cedência é em comodato por 60 dias, podendo ser estendida, sendo as despesas e manutenção de responsabilidade da UCS. A Universidade já tem três serviços móveis contratados. Nesta sexta, será feita a primeira coleta itinerante, para 75 pessoas, em uma empresa. Na segunda e na terça, outras cem pessoas serão atendidas, em um centro comercial.
A adaptação e repasse temporário do ônibus é mais uma ação em parceria da UCS e da Marcopolo para o enfrentamento da pandemia. Também estão sendo testadas, em laboratórios da Área das Ciências da Vida, as soluções em biossegurança que a empresa está pesquisando e adotando para aumentar a segurança sanitária dos ônibus. Universidade e empresa também atuam juntas, entre outras, na área de Engenharia de Materiais, com o desenvolvimento de aplicações com grafeno, fornecido pelo UCSGraphene, em componentes utilizados nos veículos, visando torná-los mais leves e resistentes.
Como funciona o serviço:
Quem pode contratar:
A contratação pode ser feita por empresas, órgãos públicos, entidades e demais organizações . Havendo um número mínimo de pessoas a ser testada, a equipe vai com o posto móvel até o local e realiza a coleta de amostrar individualmente. O atendimento se estende aos municípios da região de abrangência da UCS.
Testagem e resultados:
O teste não é feito no ônibus, que é usado apenas para a coleta, armazenagem e transporte do material. As amostras são examinadas no Centro Clínico, no campus-sede, sendo os resultados entregues ao contratante em 48 horas. Havendo necessidade de contraprova, são 72 horas.
Como solicitar:
O contato deve pode ser feito pelo telefone/whatsapp (54) 99909-0018, exclusivo para o serviço de testes da Covid-19 pelo Centro Clínico da UCS. Empresas associadas ou indicadas pela CIC e pelo SIMECS têm desconto devido a recentes convênios firmados com a Universidade.
Em caso de dúvidas: Contatar o prof Asdrubal Falavigna pelo e-mail afalavig@ucs.br