Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
Vacaria registra primeira temperatura negativa do ano
15/05/2020 11:44 em Região

Por volta das 6h, temperatura marcou -0,3ºC na cidade

 

A temperatura mais baixa de 2020 na Serra Gaúcha, nos registros das estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ocorreu na manhã desta sexta-feira (15) em Vacaria. O termômetro da estação local marcou -0,3ºC por volta das 6h. Essa foi a primeira temperatura negativa do ano no RS. Em Serafina Corrêa, o amanhecer também foi gelado: 1.6 ºC.

Em outros municípios da Serra, as temperaturas também foram geladas. Em São José dos Ausentes e Cambará do Sul foram registrados pontos de geada. Em Caxias do Sul, as mínimas ficaram em torno dos 3ºC ao amanhecer e, em Canela, fez 4ºC nas primeiras horas do dia. De acordo com a Somar Meteorologia, o avanço de uma nova massa de ar frio inibe a formação de nuvens de chuva e esse fenômeno favorece as baixas temperaturas na Serra. O sol vai predominar durante todo o dia na maioria das cidades da Serra, mas não será forte o suficiente para aumentar as temperaturas. As máximas não devem passar dos 20ºC. 

 — O pico do frio foi nesta sexta-feira. As máximas seguem baixas e há previsão de geada fraquinha na Serra para este sábado (16) também. Se ocorrer será em Cambará do Sul e São José dos Ausentes. As temperaturas mais baixas ocorrem em função de uma massa de ar polar que chegou ao Estado depois da passagem da frente fria — explica o meteorologista da Somar, Fábio Luengo.

 

O frio deve seguir durante o final do semana, mas não com a mesma intensidade. A previsão é que as máximas sigam baixas até a segunda-feira (18) na região. Entre segunda e terça-feira (19), as temperaturas devem subir e chegar aos 26ºC em alguns municípios, como Bento Gonçalves.

Pioneiro

Foto: Sibe Rodrigues

COMENTÁRIOS