Offline
"É possível que tenhamos regiões com bandeira vermelha no próximo sábado", afirma Leite
12/06/2020 12:25 em Região

Regiões de Porto Alegre, Novo Hamburgo e Caxias do Sul podem passar da bandeira laranja para vermelha

 

O governador Eduardo Leite afirmou, nesta sexta-feira (12), que enxerga a possibilidade de algumas regiões serem classificadas com nível vermelho de risco para coronavírus, neste sábado (13), quando ocorrerá atualização das bandeiras. Na quinta (11), o governo anunciou  o endurecimento no modelo de distanciamento controlado em vigor há cinco semanas no Estado.

"É prematuro ainda dizer o que pode vir a acontecer, mas projetamos que, com essas mudanças no distanciamento, é possível que tenhamos regiões com bandeira vermelha no próximo sábado, por conta dessa alteração (nas regras)" — disse Leite, em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha.

Com a nova fórmula de cálculo, mais rapidamente uma região que tenha piora de indicadores passará de bandeira amarela e laranja para vermelha e preta. Conforme Leite, a decisão foi tomada após o governo analisar a deterioração de indicadores em regiões como Porto Alegre, Novo Hamburgo e Caxias do Sul.

"Isso é feito para que a gente tenha um modelo mais sensível a mudanças, neste momento em que observamos, na última semana, aumento de internações em algumas regiões do Estado, especialmente em Porto Alegre, Novo Hamburgo, serra gaúcha. Entendemos que o novo modelo vai ser mais sensível para evitar o colapso do sistema de saúde" — afirmou.

 

GaúchaZH / Gabriel Jacobsen 

Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

COMENTÁRIOS