Após atentado a ponto de tráfico, cinco suspeitos morrem em confronto com a BM em Caxias do Sul
14/10/2020 09:04 em Região

Grupo armado teria vindo de Farroupilha para atacar rivais no bairro Pioneiro

 

Cinco suspeitos morreram em confronto com a Brigada Militar (BM) no início da manhã desta quarta-feira (14) em Caxias do Sul. A troca de tiros aconteceu na RS-453 (Rota do Sol), após uma perseguição que iniciou no bairro Pioneiro, onde os criminosos atacaram um ponto de venda de drogas que pertenceria a um grupo rival.

Segundo o major Diego Soccol, a BM possuía informações sobre uma disputa de territórios para o tráfico de drogas entre facções e que um atentado poderia acontecer no bairro Pioneiro. O relato é que os criminosos viriam de Farroupilha para atacar os rivais. O 4º Batalhão de Choque foi acionado e monitorou a região durante toda a madrugada.

O ataque aconteceu por volta das 4h15min. O alvo foi uma residência que seria utilizada para a venda de drogas e, pelas primeiras informações, não houve feridos no tiroteio. Os atiradores estavam em um Voyage branco, que fugiu para a Rota do Sol.

Houve perseguição em direção a Farroupilha até a chamada Ponte Seca, onde os suspeitos desembarcaram. Os policiais foram alvejados a tiros de espingarda e pistola. A reação dos brigadianos levou à morte dos cinco suspeitos.

Na sequência, um sexto suspeito foi encontrado em um matagal daquela região. Ele usava um colete balístico e portava um revólver .38. O criminoso atirou contra os PMs e foi baleado. Ele foi socorrido pelo Samu e seu estado é considerado grave.

Na ação, foram apreendidos um fuzil calibre 5,56, uma pistola 9mm, duas pistolas calibre .380, dois revólveres .38, dois coletes balísticos e rádios na frequência da BM. Nenhum policial militar ficou ferido no confronto.

 

Trabalho de inteligência combate grupos de matadores do crime organizado

 

A ação policial desta manhã é uma consequência de uma nova disputa entre lideranças do crime organizado, que foi apontado como a explicação para os diversos tiroteios com dois mortos e quatro baleados na semana passada. O ponto central dos ataques estava no bairro Euzébio Beltrão de Queiroz, aterrorizando os moradores.

O aumento desta violência fez a polícia buscar pelos "matadores" da facção. São grupos de jovens cooptados e armados para fazer estas execuções a mando de lideranças do tráfico de drogas que já estão recolhidos em cadeias, mas ainda tem acesso a celulares. A forma de prevenir estes homicídios é pela prisão ou confronto com estes grupos criminoso.

Esta forma de agir do crime organizado já é conhecida 2016. Em 16 de outubro daquele ano, um casal foi executado com mais de 40 tiros no bairro Planalto. A BM localizou o HB20 dos suspeitos e houve perseguição até a Vila Ipiranga, onde um confronto aconteceu em uma escadaria. Quatro criminosos com idades entre 19 e 34 anos morreram no local. Um quinto suspeito foi preso em flagrante. Dois anos depois, ele foi condenado a 36 anos de prisão pelo duplo homicídio e por atirar contra os PMs.

Outro confronto com esta quantidade de mortes aconteceu em novembro de 2017. Na ocasião, a BM realizava uma incursão de combate ao tráfico de drogas no bairro Primeiro de Maio quando aconteceu a troca de tiros. Quatro criminosos entre 19 e 23 anos morreram no confronto. Sete armas de fogo foram apreendidas naquela ação.

Desde 2016, 56 suspeitos morreram em confronto com policiais em Caxias do Sul.

 

Informações e foto: Pioneiro/Agência RBS

COMENTÁRIOS