Offline
Governo do RS autoriza realização de quatro eventos de grande porte na Serra
20/10/2020 08:56 em Região

Municípios precisam estar há pelo menos duas semanas em bandeira laranja ou amarela no modelo de distanciamento controlado e já ter organizado protocolos sanitários essenciais ao retorno às aulas.

 

O governo do Rio Grande do Sul confirmou, nesta terça-feira (29), que estuda regras para a liberação de eventos de grande porte no estado ainda neste ano. Quatro deles já foram autorizados pelo Gabinete de Crise, na segunda (28).

 

Eventos autorizados

Festival Internacional de Turismo (Festuris), em Gramado.

Feira de Calçados e Acessórios Zero Grau, em Gramado.

Natal Luz, em Gramado.

Feira de Inovação Industrial (Mercopar), em Caxias do Sul.

Com exceção do Natal Luz, todos eles ocorrem no mês de novembro.

 

A autorização para a realização foi publicada na segunda edição do Diário Oficial do Estado (DOE) e ocorrerá mediante envio de protocolos próprios.

Os organizadores deverão seguir, integralmente, os protocolos e regras já estabelecidos na Portaria 617/2020, da Secretaria da Saúde. Como exemplo, está o respeito ao teto de ocupação da área útil (área de circulação e permanência) já estabelecido (8 metros quadrados por pessoas em ambientes em pé e 4 metros quadrados por pessoas em ambientes sentados).

Para a realização, os municípios devem estar localizados em regiões com bandeira laranja (risco epidemiológico médio) ou amarela (risco epidemiológico baixo) no modelo de distanciamento controlado do governo estadual.

No entanto, o governo exigirá que o município que planeja permitir a realização de um evento cultural já tenha organizado os protocolos sanitários essenciais para o retorno às aulas. Essa obrigação tem como intuito estabelecer uma escala de prioridades para o retorno.

"Não faz sentido haver liberação de eventos sem ter havido o retorno das aulas. É importante priorizar o ensino, a aprendizagem de nossas crianças e jovens, em relação a outros tipos de atividades", destaca o governador Eduardo Leite.

Segundo o governador, mais detalhes serão conhecidos na próxima semana.

 

Festuris

A Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris) está na 32ª edição e acontece de 5 a 8 de novembro deste ano.

Como forma de adaptação em razão da pandemia de coronavírus, a feira prevê o agendamento obrigatório de reuniões através de um aplicativo. Com isso, os participantes e expositores aumentam sua produtividade e otimizam o seu tempo na feira de negócios.

A organização ainda não se pronunciou oficialmente sobre a liberação do governo do estado.

 

Feira de Calçados e Acessórios Zero Grau

A Feira de Calçados e Acessórios Zero Grau, em Gramado, ocorrerá nos dias 16, 17 e 18 de novembro. O evento tem como objetivo antecipar moda e negócios para o ano.

A organização ainda não se pronunciou oficialmente sobre a liberação do governo do estado.

 

Natal Luz

O Natal Luz 2020 acontece de 22 de outubro a 30 de janeiro de 2021, em Gramado. No fim de agosto, a organização anunciou o cancelamento dos espetáculos presenciais do evento.

A liberação do governo estadual contempla apenas o Show do Lago, com 35% de lotação, limitado a 2.500 pessoas, entre trabalhadores e público.

De acordo com a organização do evento, estão sendo realizadas reuniões nesta terça para debater a possibilidade de viabilização do evento.

 

Mercopar

A Mercopar é uma feira de inovação industrial com previsão de realização entre os dias 17 e 19 de novembro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul.

Recentemente, a organização da feira informou "estar atenta ao contexto da pandemia e às orientações dos órgãos de saúde competentes". Neste sentido, as ações preveem medidas protetivas da rede hoteleira, no credenciamento e no controle de acessos dos participantes ao evento.

COMENTÁRIOS