Destas, 76.260 foram aplicadas
Com a chegada, neste domingo pela manhã, de mais um lote com cerca de 116 mil doses da vacina contra a Covid-19, o Rio grande do Sul já conta com aproximadamente 457 mil doses encaminhadas ao Estado. Como tanto a Coronavac, primeira recebida, quanto a AstraZeneca, desenvolvida pela Universidade de Oxford e que teve o carregamento importado da Índia, são de duas doses.
No caso da segunda, no entanto, a nova aplicação precisa ser feita apenas três meses após a primeira, o que levará o governo a utilizar todo o lote neste momento. No primeiro lote, 341,8 mil doses chegaram em território gaúcho. Inicialmente, segundo a secretária da Saúde, Arita Bergmann, somente na área da saúde, eram 361 mil trabalhadores. O número acabou ampliado, no entanto, com a inclusão de outros servidores do setor. Com a primeira leva, a estimativa era de vacinação de 122 mil que atuam diretamente em UTIs e em contato próximo com doentes da Covid-19, representando 34% dos trabalhadores.
O total dos integrantes do grupo de risco da fase 1 no Estado, originalmente, era de de 972 mil pessoas, o que representaria a necessidade de perto de 2 milhões de imunizantes para ser vencido. A partir de hoje, as vacinas AstraZeneca começarão a ser enviadas às regionais de todo o Rio Grande do Sul. Seguem como prioridade o grupo de trabalhadores da saúde, que atuam na linha de frente no atendimento dos contaminados.
De acordo com o painel disponibilizado na sexta-feira pelo governo gaúcho, até ontem pela manhã, haviam sido distribuídas 170,8 mil doses e 76.260 já foram aplicadas. Os dados podem ser acompanhados pelo site vacina.saude.rs.gov.br, atualizado diariamente, até às 11h, com base nas informações repassadas à Secretaria Estadual da Saúde pelos municípios até a noite anterior.
Informações: Correio do Povo