Offline
Estado permanece em bandeira preta e sem cogestão até 21 de março
Região
Publicado em 06/03/2021

Anúncio foi feito pelo governo estadual na tarde desta sexta-feira (5)

 

O Estado vai permanecer mais duas semanas sob as regras da bandeira preta, ou seja, até 21 de março. Até lá, fica suspensa também a cogestão para os municípios. A suspensão de atividades das 20h às 5h seguirá até o dia 31 deste mês. Outras medidas emergenciais foram anunciadas pelo governador Eduardo Leite, em transmissão ao vivo na tarde desta sexta-feira (5).

O anúncio ocorreu depois de reunião com as associações regionais de municípios e a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). O Estado inteiro está em classificação de altíssimo risco de contágio desde o último sábado, dia 27 de fevereiro.

O Estado também vai lançar um portal online estadual para denúncias. Ainda serão disponibilizadas peças gráficas para as prefeituras sobre as proibições para serem dispostas em praças e outros locais públicos.

A indústria continua operando com 75% dos trabalhadores. Sobre os jogos de futebol, Leite disse que o assunto foi lançado para discussão no fórum de governadores, porque entende que é o caso de suspender no âmbito nacional. Quanto ao campeonato gaúcho, o governo estuda a suspensão, mas ainda não houve definição.

O Estado abriu cadastro para profissionais da área da saúde e voluntários. Em três dias do lançamento da plataforma, mais de três mil pessoas já se cadastraram. O cadastro pode ser feito pelo site ti.saude.rs.gov.br/covid19/profissionais.

O governador apresentou dados desta sexta sobre a pandemia. Entre eles o de que mais de 7,2 mil pessoas ocupam leitos clínicos e de UTIs no Estado, mais do que o dobro dos picos anteriores da doença. Enquanto, nos picos anteriores a média de internação em leito de UTI era entre 9 e 10 por dia, agora é de 54, cinco vezes mais.

Comentários