Cresol Educa é apresentado durante live do professor Mario Sergio Cortella
A Cresol lançou na noite de terça-feira (11) o Cresol Educa, projeto para crianças sobre cooperativismo e educação financeira. O portal foi apresentado durante a live Educação & Cooperação, com o professor e filósofo Mario Sergio Cortella, transmitida no canal do YouTube da Cresol.
Voltado para o aprendizado das crianças sobre a importância de uma relação equilibrada com o dinheiro ainda na primeira infância, o Cresol Educa tem conteúdos para crianças de 6 a 12 anos. No portal estão disponíveis uma série de histórias, atividades e livros sobre educação financeira divididos por faixa etária e com personagens diferentes de acordo com as etapas da infância.
As atividades poderão ser baixadas em pdf e as coleções dos livros Turma do Futuro (voltados para crianças de 10 a 12 anos) e do Mesadinha (6 a 9 anos), além de estarem disponíveis para leitura virtual ou para download, também poderão ser solicitadas para recebimento em casa.
Segundo o presidente do Cresol Instituto, Alzimiro Thomé, a educação financeira na infância estimula o senso de organização, além de ensinar o valor das coisas. A criança aprende a poupar para sempre ter o que realmente precisa.
“Essa também é uma ótima oportunidade de incentivar a autonomia dos mais jovens. Isso porque, quando a criança detém o poder de compra, ela tem de arcar com as próprias decisões. Assim, aos poucos os pequenos vão desenvolvendo noções de consumo consciente, mesmo que restritas a um ambiente lúdico”, lembra.
Educação financeira no currículo escolar
O portal é uma extensão das parcerias entre as cooperativas, o Cresol Instituto e as Secretarias Municipais de Educação onde a Cresol atua. Antes da pandemia, os projetos já promoviam a educação financeira e o cooperativismo a partir da leitura em cooperação com professores e educadores de todo o país, que recebiam, além da coleção de livros, orientações pedagógicas para aplicação junto ao plano de aula. Com o isolamento social, o time do Cresol Instituto observou a necessidade de ampliar o acesso aos conteúdos para mais crianças.
As escolas parceiras do projeto continuarão recebendo os livros e apoio da Cresol na aplicação da estratégia pedagógica, criada pelo Instituto para trabalho com os alunos. Mas, além das 40 mil crianças já atendidas nos últimos três anos, o projeto deve se expandir para que mais professores, pais e alunos tenham acesso a esse conhecimento, além, de agora as famílias interessadas acessem os materiais digitais no Cresol Educa com a opção de receber os livros físicos a partir de um cadastro no site.
“Começamos os projetos com o objetivo de educar, pois está no nosso DNA. Acreditamos que é dividindo conhecimento que crescemos. Os projetos com as escolas nasceram pequenos e, hoje, com a cooperação da comunidade e professores, pretendemos contribuir para uma formação mais ampla de crianças de todo o país”, comemora José Vandresen, gerente do Cresol Instituto.
São esperadas mais de 100 mil famílias atendidas pelos projetos até o final de 2021 - seja com os livros digitais ou com os impressos enviados para as casas das pessoas -, além de 700 professores no país todo.
Informações: Cresol