Offline
Aplicação da segunda dose da CoronaVac poderá ser concluída na próxima semana na Serra
Região
Publicado em 25/05/2021

Público-alvo de idosos que já recebeu a primeira injeção enfrentou problemas com atrasos nas remessas

 

A estimativa da 5ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS) é de que os municípios da Serra consigam encerrar as aplicações de segunda dose ao público-alvo de idosos na semana que se inicia no próximo dia 31. Para isso, cidades que registrarem sobras de vacina deverão enviar as unidades à Central de distribuição em Porto Alegre. Segundo a titular da 5ª CRS, Claudia Daniel, depois disso haverá uma redistribuição aos municípios que estiverem sem doses.

— A grande tendência é de que se encerre na próxima semana. O problema foi o atraso do envio das doses. Estamos fazendo um levantamento de quantas pessoas faltaram à segunda aplicação para podermos organizar um novo remanejo, mas temos quase 50% dos municípios da macrorregião de Caxias que já conseguiram concluir o esquema vacinal — diz.

Quanto aos atrasos das doses de CoronaVac, Claudia acredita que a busca realizada pelos pacientes que não compareceram à segunda fará com que os quantitativos sejam acertados.

— Nossa proposta é chegar pelo menos até o final do mês com os grupos já encerrados para que iniciemos os professores e outros profissionais — afirma.

Uma das questões a ser resolvida é sobre o paciente que foi contaminado pelo vírus da covid-19. Este terá que esperar 28 dias para aplicar a segunda dose. Se essa pessoa recebeu a vacina da gripe, terá que aguardar 15 dias.

Não há uma estimativa atual de quantas pessoas ainda precisam da segunda injeção na Serra, mas a 5ª CRS trabalhará nos balanços nos próximos dias.

 

Informações: Pioneiro

Comentários